O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aves indígenas Europeias



Esta página é dedicada às aves indígenas Europeias,nomeadamente da familia dos Tentilhões(Fringillidae) e (Carduelis).Irei pois de seguida nomear algumas das mais importantes aves desta familia de pássaros.

(Fringilla coelebs)

Tentilhão

-O tentilhão distribui-se pela Europa,Ásia Ocidental e África Sedentrional.Mede entre 15 a 16 cm aproximadamente.O macho distingue-se da fêmea pelas suas cores e marcas distintas e pelo seu canto.Os tentilhões defendem agressivamente o seu território dos intrusos,em especial durante a época de criação.

São aves adaptadas a um clima temperado.São aves granivoras.Existem diversas mutações cromáticas,entre as quais,Amarelo pálido,Ágata,Castanho,Tons pastel Opala e Malhado.É uma espécie de ave protegida,como são todas as aves da familia dos Tentilhões.Durante séculos,tiveram lugar concursos de canto de Tentilhões em diversos Países europeus,nomeadamente na Bélgica.

(Carduelis Spinus)

Lugre

-O Lugre encontra-se distribuido pela Europa,África Sedentrional e algumas regiões da Ásia.Mede aproximadamente 12 cm.O Macho tem uma coroa preta e uma coloração amarela mais intensa do que as fêmeas.É uma ave conhecida pela sua tolerância,que convive bem com outras aves europeias.Os Lugres são muito dóceis,chegando a comer da mão do dono.

São aves adaptadas ao clima europeu.São principalmente granivoras,mas também faz parte da sua alimentação insectos vivos.O macho canta embora não seja muito melodioso.Existem diversas mutações,entre as quais,com tons Pastel,Castanhos,Ágatas e Amarelos claros.

(Carduelis Carduelis)

Pintassilgo

-O Pintassilgo encontra-se espalhado pela Europa,África Sedentrional,Ásia Central e Ocidental.Mede entre 12 e 17 cm,aproximadamente.É dificil detectar o macho da fêmea,porém existem algumas formas,tais como pelo canto do macho,pelo bico ligeiramente mais longo e pela máscara que ultrapassa os olhos do mesmo.Também as guias do macho são pretas,enquanto nas fêmeas são castanhas.Por norma são aves um pouco agitadas,mas que têm um convivio amistoso com outras espécies.

São aves perfeitamente adaptadas ao nosso clima.São granivoras,comendo também alguns insectos,bem como alimentos à base de ovos.O canto do macho é muito melodioso e atractivo.Existem diversas mutações cromáticas,tais como Ágata,Pastel,Amarelo claro,Branco,de pescoço Branco(Malhado) e variações Nacaradas.Existem diversas subespécies de Pintassilgos.Da mais pequena,denominada Carduelis Brittanica que mede cerca de 13 cm,à maior,Carduelis Major,que habita a Sibéria e mede cerca de 17 cm.

(Carduelis Cannabina)

Milheiro

-Erradamente chamado de Pintarroxo,o Milheiro encontra-se distribuido pela Europa,África Sedentrional e Sudeste Asiático.Em Espanha por exemplo são chamados de pardal comum.Mede cerca de 13 a 14 cm.O macho,chegada a época de gestação muda de plumagem,ganhando uma tonalidade carmesim no peito e na coroa(Cardeal).No resto do ano é como a fêmea,com listas no peito,embora as desta são mais largas(Negral).Os machos possuem um cantar muito melodioso.São aves muito tolerantes e pacificas.

Estão perfeitamente adaptadas ao nosso clima.São aves granivoras,que também apreciam frutos e alimentos à base de ovos.Existe uma mutação em tom Pastel e uma outra variante malhada muito rara.

(Acanthis Flammea)

Pintarroxo

-Habita em praticamente todas as regiões da Europa.Mede entre 11,5 a 14,5 cm.O macho distingue-se pelo peito,pescoço,faces e cauda em tons de carmesim,bem como pelo facto de possuir listas no corpo menos largas do que as da fêmea.Os Pintarroxos são aves muito tolerantes.O seu canto ao contrário do Milheiro,não é muito melodioso.

Os Pintarroxos são aves muito robustas,daí estarem perfeitamente adaptados ao nosso clima.São aves granivoras,que gostam também de ingerir insectos vivos.Existem diversas mutações cromáticas,entre as quais as variantes esta época de 2009 tenho 3 pintassilgos machos emparelhados com 3 canárias,1 pintassilga com um canário mosaico vermelho,1 pintassilgo com uma dom fafe,1 chamariz com uma canária mosaico vermelha e um pintarroxo com uma canária timbrada.Uma vez que na época passada não tive sorte e não consegui tirar mestiços,esta época decidi investir em força na mestiçagem,uma vez que são dos cruzamentos que maior prazer me dão em obter.


Canários

Exóticos




(Pyrrhula Pyrrhula)

Dom-Fafe

-O Dom-Fafe encontra-se espalhado desde a Europa até aos confins da Ásia.Mede entre 14 a 17 cm aproximadamente.O Macho distingue-se da fêmea pelo vistoso peito de uma cor rosa avermelhada.Dão-se bem com aves de outra espécie,especialmente espécies canoras.

Adaptam-se ao clima Europeu,quente,húmido e invernal.São aves granivoras.Existem diversas mutações tais como,Pastel,Nacarados e os Castanhos.Vivem aproximadamente dez anos.

(Carduelis Chloris)

Verdelhão

-O Verdelhão encontra-se espalhado pela Europa,África Sedentrional e Ásia Ocidental.Mede entre 14 a 15 cm aproximadamente.O Macho distingue-se da fêmea pela coloração mais intensa da plumagem e pelo canto.São aves sociáveis e pacificas.

Sendo aves robustas,adaptam-se perfeitamente aos invernos rigorosos.São aves granivoras.Existem diversas mutações,entre as quais o Amarelo claro,o Castanho,Ágata e os tons Pastel.

(Passer Domesticus)

Pardal Doméstico

-Os Pardais domésticos vivem praticamente em qualquer sitio onde exista vida humana.Mede aproximadamente 15 cm.No macho a cabeça e as penas traseiras têm cor castanha e possui marcas no pescoço que se prolongam até ao peito.São aves activas que podem demonstrar agressividade para com outras aves.

Estão perfeitamente adaptadas ao nosso clima.São aves granivoras,que ingerem também insectos vivos.O cantar do macho não é atractivo.Existem diversas mutações cromáticas,tais como as variantes cor de Ágata,Castanhas,Ópalas e Pastel,Amarelo claro,Cor de castanheiro e Acetinados,Albinas e Brancas.

(Serinus Serinus)

Chamariz ou Melharina

Texto e imagens extraido na integra do Blog Cantinho dos pássaros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...