O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





domingo, 13 de junho de 2010

Peito seco "tratamento"


Oque é Peito Seco?

O “Peito Seco” é uma síndrome muito conhecida, entre os passarinheiros, também é conhecida como “Peito Quilha” e “Peito Faca” dependendo a região do país.

Mas o que é o Peito Seco?
O Peito Seco não é uma doença, mas sim uma conseqüência de múltiplos fatores relacionados aos hábitos alimentares, tratamento e acondicionamento da ave.

O Peito Seco é um nome dado pelo fato do pássaro ficar magricelo na região abdominal, como o próprio nome diz, o peito fica seco, porém o nome da doença é chamado de Caquexia. Se da a um estado de fraqueza progressiva, principalmente pela falta de apetite, mal estar e desgaste.

Vários fatores podem contribuir para que a ave venha a emagrecer, originando a caquexia, alguns dos fatores mais conhecidos são: Parasitismo crônico, tuberculose, cryptosporidiose, tumores, infecções crônicas por mycoplasma, coccidiose subclínica, diabetes, redução na alimentação devido a ansiedade, depressão, e magoas que podem ocorrer diante de uma perda de um parceiro de gaiola ou mesmo mudança de ambiente ou troca de dono.

O Peito Seco é uma doença terminal, raramente aves com esses sintomas conseguem se recuperar, mas se diagnosticado a tempo e aplicado um tratamento correto, pode-se salvar a ave.

Como evitar a doença?

Para evitar a doença é simples, basta ficar atento aos sintomas mostrados no texto anterior, observar se a aves comem corretamente, se não estão sendo expostas a stress no transporte ou mesmo sendo alvo de espantos repentinos, ou mesmo a mudança de proprietário, que muitas vezes é o que acontece, por exemplo o pássaro já esta acostumado com o dono e quando ele faz o famoso “rolo ou troca”, o pássaro pode vir a contrair esses sintomas por sentir falta do antigo dono, mas o fato mais comum é sobre a alimentação, nunca fornecer nada gelado a ave, pois podem provocar infecções no sistema digestivo e respiratório, impedindo o a ave de se alimentar, provocando fraqueza e dando origem assim ao Peito Seco.

Simplificando a ave morre de fome, pois não tem forças e nem energia para suprir suas percas, vindo a secar os músculos abdominais, pois começa a consumir toda a reserva de gordura que existe em seu corpo, e após esgotada, vem a falecer, caso não haja um tratamento imediato.

Veja a foto de 2 periquitos com a doença.


Qual o tratamento?

Se a sua ave já esta com a doença, o que deve ser feito imediatamente, é isolar a ave, e oferecer a ela medicamentos que tentem reverter o quadro. Um dos medicamentos mais conhecidos no meio dos passarinheiros é o COCCIDEX, um medicamento facilmente encontrado em Pet Shops, Aviculturas, Agropecuárias e Loja Especializadas em Aves e Pássaros. Não é um medicamento caro, e a maioria é vendida fracionadamente, sendo assim você pode comprar apenas o suficiente para realizar o tratamento da ave infectada. Existem outros medicamentos como Penavit Plus, 100 P.S. e Peito Sadio e outros mais para esse fim.

O Medicamento deve ser oferecido ao pássaro infectado, através do bebedouro, adicione a quantidade do medicamento conforme indicado na bula ou recomendada pelo médico veterinário na água do bebedouro e forneça essa água ao pássaro durante o período estipulado pela bula ou pelo veterinário.

Muitas pessoas usam esse medicamento mesmo quando não existe foco nem sintomas da doença, fazem apenas como prevenção.

utilizam o medicamento com uma diluição maior do que a utilizada quando se tem a doença.

Bom pessoal, espero que esse artigo tenha ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre essa doença tão conhecida. Se alguém souber outros métodos de tratamento, ou tiver fotos de pássaros com a doença, me enviem e agente acrescenta aqui também. Vamos fazer do clube do criador o portal dos criadores.

http://www.clubedocriador.com

59 comentários:

  1. Prezado, tenho um comentário a fazer: Peto seco é consequência de alguma outra doença, é apenas um sintoma, como o espirro no ser humano é sintoma de resfriado.
    Deve-se detectar a causa do peito-seco (coccidiose, mycoplasmose, verminose, salmonelose, clamidiose, etc..)
    Se a causa não for tratada a ave melhora e logo depois emagrece novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, no meu entender essa doença não tem cura, pq já tive uma Agapornis que melhorava, e a doença voltava...até q ela morreu perdi outro hj, adoeceu há três dias fiz de TD e não consegui salvar...

      Excluir
  2. Ele dorme quase que o dia todo, fica encolhido com as penas abertas e dá umas tremidas o que pode ser e o que faço para salva-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Comprei um periquito ingles que ficava quase que o dia todo dormindo, porém, notava que ele alimentava se bem, no entanto hoje pela manhã notei que ele não estava reagindo aos estimulos e até deixou que o pegasse na mão. Quando peguei notei que esta desnutrido e com peito super seco... Fiquei desesperado, pois acredito que pelo fato dele ficar todo o tempo dormindo e comendo, creio que já estava com o sintoma, porém, agora agravou e eu não sei se sobreviverá, infelizmente. Eu notei que ele algumas vezes ficava encolhido, mas como estava se alimentando e não conhecia muito bem a raça ingles, acreditei que fosse natural dele... Cheguei até mesmo falar com o ex criador dele... Não sei se estará vivo quando eu chegar em casa, temo pelo pior... :-(

      Excluir
    2. Comprei um papagaio doente de um conhecido que estava sendo maltratado,estou dando remedio e uuma boa alimentação, uma semana, ela ta passado bem espero conseguir salvala .

      Excluir
  3. Tenho varios pavoes na fazenda,e ultimamente estao falescendo,ja perdi 4 essa semana,vou prestar mais atencao,e tentar tratalos.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um canario q acabei de comPrar e deu paito seco e ja estou tratando dele espero q viva goosto muito dele estou dando AARAO , para ele.

    ResponderExcluir
  5. Meu belga t assim...
    Chorei demais quando abriram bico para pingar tres. Gtas sei lA que
    Tristeza sem comer so dorme canto da raçaõ. Asas caidas não sei se respirCao t acelerada. Não come nada se existe sonda eu aplicaria nele para se alimentar.

    ResponderExcluir
  6. quais os horario que os canario belga se pegam

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! 100PS é um polivitaminico que ajuda e existe tbm medicamentos a serem administrados como Enro Flec que é próprio para essa doença. Nao garanto cura pq depende muito do animal, mas é um tratamento eficaz.

    ResponderExcluir
  8. Comprei um senhaço azul ele estava perfeito no outro dia ele até cantou,dei uma dose de avitrin vermefugo no outro dia ele amanheceu triste será que dei muito? Era fogoso e agora fica quieto,não esta fofo e esta se alimentando,mas fica de olho fechado direto como se estivesse doente. O que será? Alguém pode me informar? Zap 81 86448824
    Luiz

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. eu peguei meu pacapim dentro de casa, ele não conseguia nem voar direito, peguei ele e eu vir q ele tava de peito seco, coloquei areia, e comprei o remédio coccidex, muitas pessoas me informaram sobre ele, ai decidir entrar no site pra saber mas sobre essa doença, ai vi pessoas falando sobre esse remédio, fiquei logo alivado por saber q ele era bom. Ele dorme o dia todo, fica no coxo da comida ou então no caco da agua, fica todo enxado e com as asas caída. Mas graças a deus ele ta comendo, espero que ele vingue.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu trica não ta comendo direito só q come pepino .boto banana mangá chuchu nada disso ele q come nem as comida só pepino e eu acho q ele ta com facão oq eu faço

    ResponderExcluir
  12. Meu agaporni está com o peito seco que devo faser para salvar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100ps nele direto e deixar a luz acesa,e dar farinhada misturando com alpiste e pepino japonês, mucilon é muito bom também ajuda alimentar o pássaro. ok!?.

      Excluir
    2. 100ps nele direto e deixar a luz acesa,e dar farinhada misturando com alpiste e pepino japonês, mucilon é muito bom também ajuda alimentar o pássaro. ok!?.

      Excluir
    3. 100ps nele direto e deixar a luz acesa,e dar farinhada misturando com alpiste e pepino japonês, mucilon é muito bom também ajuda alimentar o pássaro. ok!?.

      Excluir
  13. Boa tarde tenho uma duvido peguei um trinca ferro ele tava muito mal não tinha força pra nada começei a dar 100ps agora ele já está voando e comendo frutas e legumes mas não está conseguindo quebra as rações ainda já. Estou dano 100ps ums 20 dias o que devo fazer pôs não sei o que ele realmente tem

    ResponderExcluir
  14. a doenca pode passar de um para outras aves

    ResponderExcluir
  15. Após dar o medicamento tem que dar também muita fruta macia, pois a ave está debilitada e não tem forças para comer alimentos duros. Para passaros maiores vale até fazer uma papa com raçao e dar no bico. Em muitos casos é o unico jeito, pois se a ave não se alimenta, não se recupera somente com o remedio.

    ResponderExcluir
  16. Peguei um pixatro hj! Ele foi criado em cativeiro! Mas hj MSM percebi que ele ta com MT dificuldade para respirar, e quando verifiquei vi que ele ta com peito seco! Nossa que#pesadosom...... Se cada um que ouvisse a letra e raciocinar um o que diz a letra,quem sabe não deixaria a vida do crime e desse valor a vida..atamente

    ResponderExcluir
  17. Peguei um pixatro hj! Ele foi criado em cativeiro! Mas hj MSM percebi que ele ta com MT dificuldade para respirar, e quando verifiquei vi que ele ta com peito seco! Nossa que#pesadosom...... Se cada um que ouvisse a letra e raciocinar um o que diz a letra,quem sabe não deixaria a vida do crime e desse valor a vida..atamente

    ResponderExcluir
  18. Peguei um pixatro hj! Ele foi criado em cativeiro! Mas hj MSM percebi que ele ta com MT dificuldade para respirar, e quando verifiquei vi que ele ta com peito seco! Vou correr atraz de um remédio mas rápido possível

    ResponderExcluir
  19. Tenho um azulão e ele ta bem grosao o q faço pra ele merlhorar

    ResponderExcluir
  20. Tenho um azulão e ele ta bem grosao o q faço pra ele merlhorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque ele todos os dias de manhã 15 minutos no sol e coloque alpiste no seu coxo

      Excluir
    2. Coloque ele todos os dias de manhã 15 minutos no sol e coloque alpiste no seu coxo

      Excluir
    3. Coloque ele todos os dias de manhã 15 minutos no sol e coloque alpiste no seu coxo

      Excluir
  21. Tenho um diamante gould que esta com peito seco e muito cansado, fecha e abre o bico direto, ele parecia ótimo pela manhã, ai agora a tarde só ele estava triste no canto de baixo da gaiola, oq posso fazer pra tratar, pois já perdi dois assim :(

    ResponderExcluir
  22. Tenho um periquito australiano e ja faz uns 5 dias que ele esta queto na gaiola hoje nos percebemos que era peito seco hoje ainda tem como salva-lo? Eu perdi 8 filhotes {2 ninhadas}.A higienizaçao esta completa o que mais causa o peito seco ???

    ResponderExcluir
  23. Tenho um periquito australiano e ja faz uns 5 dias que ele esta queto na gaiola hoje nos percebemos que era peito seco hoje ainda tem como salva-lo? Eu perdi 8 filhotes {2 ninhadas}.A higienizaçao esta completa o que mais causa o peito seco ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O peito seco é devido a uma alimentaçao pobre. De a ele vitaminas, papinha nutrópica, frutas e legumes. Apenas a ração nao é suficiente para que ele sobreviva

      Excluir
  24. Tenho visto muitos tratarem com o antibiótico chamado tetrasulfa do laboratório ECOVET pois ele tem na composição dois antibióticos a oxitetraciclina e a sulfamicina ele acaba tratando as doenças da via respiratória e digestiva.

    ResponderExcluir
  25. Amigo tenho um azulão ele tá cantando Baixinho pela amanhã e pouco ele tá com um problema q ele fica balançando a cabeça de repete ele fica todo troxo e duro aí com alguns minutos ele volta normal mim ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toque no peito dele, se estiver duro é porque ele tem peito seco, se nao pode ser outra doença, leve a um veterinario

      Excluir
  26. Eu uso cidex 10 para peito seco. Ofereço aos meus canários de 4 em 4 meses. Dou durante 15 dias, depois só 4 meses depois.

    ResponderExcluir
  27. Eu uso cidex 10 para peito seco. Ofereço aos meus canários de 4 em 4 meses. Dou durante 15 dias, depois só 4 meses depois.

    ResponderExcluir
  28. Quanto tempo um periquito australiano vive com peito seco

    ResponderExcluir
  29. Como trata peito seco minha dica deu serto primeiro medicacão Coccidex aarão 75 mlg no filtro de 10 mlg de água uma gota de parecentamol porque paracetamol ?? por fraqueza o passarro sente frio casso fébre anoiite bota ele perto de uma lâmpada para a que ser o pássaro a noite emcapa botando em lugar quente aquecido lembrando que o medicamento deve ser trocado todos os dia , bota milho branquiara vermelhim são os mato que ajuda na recuperação espalha no fundo da gaiola botando o filtro de água em baixo evitando que o pássaro pula para cima para n se machuca corta banho agua gelada vento desputa espero ta ajudando obrigado

    ResponderExcluir
  30. Quanto tempo leva para sumir o peito seco, a partir quando começamos o tratamento? Já estou com dois dias de tratamento, estou tratanto dele na boca com seringa 2x ao dia, misturando o remédio na papa e estou vendo resultados. Mas vejo que o facão ainda está lá. Quanto tempo será pra sair? E peito seco dá só uma vez ou pode dar várias? E ele passa para os outros também será?

    ResponderExcluir
  31. Quanto tempo leva para sair o facão do peito após tratamento? Passa para outros pássaros que tem no ambiente também? Estou no segundo dia do tratamento e com sucesso estão reagindo, mas misturei o remédio na papa e estou dando na siringa para ele, 2x ao dia pois não estão comendo e nem bebendo muita água. Então faço isso antes de ir para o trabalho e quando volto, durante o dia vejo que come a maça e o almeirão, mas o alpiste não. Da muito trabalho mas acho que é o jeito mais eficaz para tentar realmente salvar.

    ResponderExcluir
  32. Quanto tempo leva pra calopsitas com peito seco com tratamento volta pra ingorda novamente

    ResponderExcluir
  33. o suplemento alimentar para passaros biogold ajuda na cura da doença

    ResponderExcluir
  34. EU COMPREI UMA CALOPSITA ,E UM AMIGO ME DISSE QUE ELA ESTA COM PEITO SECO.
    ENTAO EU COMECEI A TRATAR.
    COMPREI PAPA PARA PASSAROS E A SERIGA
    PS 100
    E PROTOVIT
    INTERCALEI NA AGUA UM DIA PROTOVIT E NO OUTRO PS 100.
    PAPINHA 3 VEZES AO DIA MUITO AMOR E PACIENCIA.
    CONVERSO TODOS OS DIAS E COLOCO PARA PEGAR SOL,
    DORME COM UMA LAMPADA ACESA PROXIMO AO VIVEIRO POIS SENTE FRIO.E GRACAS A DEUS VEJO MELHORAS.ISSO TEM 3 MESES E AGORA ESTOU APLICANDO NA AGUA O VERMIFOGO CANTO LINDO.
    TRATAMENTO ESTA FAZENDO EFEITO.
    ESPERO TER AJUDADO.

    ResponderExcluir
  35. Tenho um sabiá laranjeira,e percebi que no meio do peito dele estar igual uma ponta de facao,e ele estar na troca de penas. Comprei o 100 ps,ofereci a ele no bebedouro,mas ele não estar bebendo. Já coloquei frutas pra ele,ele estar comendo. Mas a agua com o remédio ele não bebé. Fiz a dosagem do jeito que ensina na bula. Oque eu faço agora?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, tenho uma calopsita e percebi que desde segunda-feira dia 02/04/2018 ela esta quieta todo arrepiada e com muito sono, fiquei em observação na quarta levei ela no veterinário, ele medicou com AVIARIUM 100 PS, estou pingando 3 gotas 3 vezes ao dia, dando papinha de pássaros e vitamina, comprei o produto para esterilizar já passei e lavei a gaiola, estou preocupada pois ja faz quase uma semana e não vejo melhoras, por favor alguém que possa me orientar.

    ResponderExcluir
  37. Ola Galera adquirirum coleiro q estácom famoso cascao no pe umas pedrinhas amarelas ate então eu n conhecia sobre esse tal cascao me disseram q era pra passar anbolda comprei mais ae eu pesquisei mais sobre esse cascao e vi q devido o tempo pode ter muitas complicações inclusive o peito seco ia eu do de remédio pra ele?

    ResponderExcluir
  38. Tenho um trinca muito bom,Mas não sei o que aconteceu com ele tá de olhos fechados o dia todo no fundo da gaiola não quer comer. Defecar apenas água

    ResponderExcluir
  39. Tenho trinca ferro doente não tá cagando apenas água não quer comer. Ficar o dia todo de olhos fechados no fundo da gaiola o que ele tem. O que dou pra ele

    ResponderExcluir
  40. Eu estou com trinca só que já venha uma dias que ele só fica no fundo da gaiola já dei coussitex mais até agr nada oque posso fazer ele está abrindo pico como se tivesse sem ar alguém me ajuda ai

    ResponderExcluir
  41. Bom dia eu tenho trinca ferro só que já vem dias que ele só fica no fundo da gaiola já dei coussitex mais até agora ele não melhorou alguém sabe oque posso fazer para ajuda

    ResponderExcluir
  42. O da minha mãe e um papagaio já tem 15 dias que tá doente peito cedo ela Ta disisperada fico e com do Dela já é segundo que morre assim

    ResponderExcluir
  43. O meu papagaio tá sendo medicado mas não quer comer e nem beber agua

    ResponderExcluir
  44. Tenho um abre e fecha que passa o dia inteiro amuado no canto da gaiola e não está se alimentando direito o que faço e com dificuldade de fazer cocô

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal eu tenho um ring neck que está com peito seco. Mas está sealime tanto mas não sei se vai melhorar também

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...