O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quinta-feira, 3 de julho de 2014

Aves de Angola VI Peneireiro



Peneireiro

O peneireiro é uma pequena ave de rapina, ou melhor um pequeno falcão que habita espaços abertos e semi-desérticos, especialmente em África, mas actualmente aparece um pouco por todo o lado, até mesmo em áreas habitadas pelo homem.
 Tem uma forma característica de caçar.
 Paira estático no ar, batendo as asas com rapidez, mantendo-se com a atenção concentrada numa determinada  área, procurando descobrir se existem nela pequenos  animais que possam servir-lhes de presa.
 Quando os descobre lança-se num mergulho vertiginoso para rapidamente as capturar não lhes dando hipótese de fuga. É uma ave de dimensões reduzidas com um comprimento total que não costuma exceder os 33 cm e com uma ebvergadura inferior a 80 cm.
Possui uma cabeça grande projectada para a frente.
 Tem um voo muito rápido. .
Há variados tipos de peneireiros, com variadas colorações.
Nidifica nas árvore e em cavidades rochosas.


http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/

Aves de Angola V Milhafre Preto














Milhafre Preto
Milhafre Preto

Mais uma ave de rapina de pequeno tamanho que caça incessantemente pequenas presas. Vulgar frequentador dos céus das cidades onde sobrevoa os quintais com o obfectico de apanhar criação doméstica de pequeno porte, principalmente pintos. As galinhas com alguma experiência dos seus ataques, defendem a sua prole enfrentando-o, mas sem qualquer sucesso porque os seus ataques são fulminantes e quando conseguem  agarrar uma presa dificilmente a largam.
as aldeias africanas sobrevoam com muita frequêcia os seus terreiros à procura de criação miúda. Os africanos procuram afugentá-los batendo furiosamente em latas  para os intimidar. As galinhas que passeiam as suas ninhadas de pintos olham com frequência para o céu para ver se eles andam por perto e têm um som de alarme característico para avisar as suas proles de um ataque eminente. Os pintos ao ouvir esse aviso sonoro especial da mãe, vão se logo refugiar debaixo das suas asas. O milhafre-preto mede cerca de 55 cm de comprimento e 135 a 155 cm de envergadura, e tem cerca de 1 kg de peso. A plumagem é de cor castanha, de tom mais escuro na parte superior das asas, e mais claro na região ventral. Não há dimorfismo sexual evidente mas os machos são em geral menores que as fêmeas. O bico é adunco e está bem adaptado a um tipo de alimentação exclusivamente carnívora. Esta ave vive de forma solitária ou em casais.


http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/

As Aves de angola IV Colhereiro





 Colhereiro rosa
Colhereiro

Esta ave  é uma próxima parente do Ibis e ganhou o seu nome pelo facto do seu bico terminar numa espécie de colher. O bico do colhereiro está perfeitamente adaptado ao seu tipo de alimentação.  Esta ave alimenta-se em zonas alagadas usando o bico para revolver os fundos à procura de pequenos crustáceos, insectos e outras formas de vida que vivem enterradas na areia ou na lama.

É uma ave pernalta de pescoço longo que vive em pequenos grupos ou mesmo solitária. No período reprodutivo exibe uma plumagem rosa que se acentua se a ave obtiver uma boa provisão alimentar de crustáceos. A sua postura é de três ovos em média. Alimenta os filhos por regurgitação e os juvenis permanecem retidos no ninho até que consigam voar.
Muitos maçaricos são aves migratórias que percorrem grandes distâncias deslocando-se facilmente de Continente para  Continente. Também frequentam as orlas marinhas em busca de alimento. Estas aves  têm muita capacidade para correr em superfícies planas e fazem-no com muita rapidez.

http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/  

As aves de Angola III






O IBIS

O Ibis sagrado do Nilo  foi uma ave de grande simbolismo religioso para os antigos egipcios, que a veneravam como animal sagrado.
 É uma ave pernalta de pescoço longo e de bico comprido ligeiramente recurvado, que habita em zonas costeiras ricas em crustáceos e moluscos.

http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/

As aves de Angola II




Flamingo Rosa  

Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm.
A sua plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. São animais que se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração. Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift. Em Angola aparecem com frequência junto à faixa costeira, em salinas e em mangais. É frequente vê-los nas salinas do Lobito e de Moçâmedes.
 Nalguns lagos africanos do Vale do Rift os bandos de flamingos são tão grandes e numerosos que observados de longe, formam manchas avermelhadas muito compactas.
Os flamingos possuem uma grande envergadura e são capazes de percorrer em voo milhares de quilómetros.     A sua armadura bucal (bico semi recurvado e grande) está idealmente preparada para filtrar águas onde abundem micro crustáceos e algas que são a fonte principal da sua alimentação. São aves muito graciosas e decorativas. Possuem muito poucos inimigos naturais.
No Quénia, no Rift os seus predadores principais são os babuínos que os apanham quando estão concentrados e começam a levantar voo.

http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/

As aves de Angola

As paisagens exuberantes da África incluem florestas que margeiam as regiões sul, leste, oeste e parte do norte do continente.
 A vegetação rasteira e as árvores grandes e densas dessas florestas tornam-nas o lugar ideal para aves de todas as espécies.
 De grandes papagaios coloridos a pequenos pássaros tecelões, as florestas africanas apresentam variadas espécies de aves, muitas das quais são endêmicas em determinadas areas:








Águia Preta de bico vermelho, óco óco serpentário

   Trata-se de uma águia muito bela, com asas em castanho muito escuro, o corpo preto e as patas e o bico vermelho laranja.
É uma águia extremamente robusta e de grande envergadura, que paira longamente a grandes altitudes. 
Tem uma vista apurada, capaz de detectar as suas presas no solo, sobre as quais se lança em mergulho vertiginosamente rápido. 
As suas presas favoritas são as cobras, os lagartos e os pequenos roedores, entre os quais os coelhos e as lebres.

http://sitiodopicapauangolano.wordpress.com/2011/11/21/as-aves-de-angola/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...