O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Beija-´flor

Beija-flor não é passarinho


É isto mesmo que você acabou de ler. O beija-flor não é passarinho, mas o corvo é. O pequenino beija-flor 'joga no time' da ema e do tuiuiú, ou seja, é uma ave.


Mas afinal, qual a diferença entre ave e passarinho? Para um leigo é mesmo difícil entender, já que essas espécies não se distinguem por características físicas que saltam aos nossos olhos, como o tamanho, por exemplo. O corvo, o maior dos passarinhos, é bem maior do que as aves beija-flor e papagaio, por exemplo.


O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em aves, Luís Fábio Silveira, explica que o que conta não é o tamanho, mas as características anatômicas que eles compartilham. Os Passeriformes (passarinhos) compartilham algumas características anatômicas, especialmente nos pés, além de um tipo de arranjo ósseo no palato (os ossos que formam o assoalho do crânio) que é único entre eles.


Até entre os cientistas há controvérsias sobre se o número de ordens de aves é mesmo 25. "Entretanto, há um consenso geral de que a ordem Passeriformes compartilha um único ancestral comum e agrega cerca de 60% de todas as espécies de aves conhecidas". Luís Fábio dá uma dica importante para nós, leigos: "Todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é um pássaro, porque os pássaros têm que, necessariamente, pertencer à ordem dos Passeriformes". Ou seja, na dúvida se o animal é ave ou passarinho, aposte na ave. Não tem erro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...