O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Banco Genético de aves







Uma em cada oito espécies de aves está ameaçada de extinção
Um grupo de cientistas mexicanos criou recentemente um banco genético de aves da América Latina ameaçadas de extinção.
A iniciativa, que pretende ajudar na preservação e reprodução desses animais, mantem um registro das aves do século XXI.
No mundo, uma em cada oito espécies desses animais está ameaçada de extinção. Poluição, desmatamento, aquecimento global e a caça predatória são as principais atividades humanas responsáveis pelo desequilíbrio ambiental.
Aqui no Brasil são cerca de 40 espécies de aves ameaçadas.
A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de frear essa situação.
O banco, instalado no santuário das aves de El Nido, em Ixtapaluca, abriga mais de três mil pássaros de 600 espécies e é reconhecido internacionalmente por ser um dos primeiros a conseguir reproduzir os animais ameaçados em cativeiro.
O espaço se mantém com doações e com o trabalho de voluntários. Se você se interessou por essa iniciativa e gostaria de fazer uma doação ou ver as aves de perto, clique aqui.


(Com informações do IG)

Cientistas mexicanos criam um banco genético para aves em extinção
19/03/2012
Iniciativa pretende ajudar na preservação e reprodução de cerca de 600 espécies aviárias.

Estudo alerta do risco de extinção de aves marinhas

pinguin_1




Algumas espécies de aves marinhas, como albatrozes e pinguins, correm mais risco de extinção que qualquer outro grupo de aves, indica um estudo publicado nesta sexta-feira na revista científica Bird Conservation International.


Após fazer o acompanhamento das 346 espécies que habitam os oceanos, especialistas das organizações para a proteção das aves RSPB e BirdLife International analisaram como nas últimas décadas a situação dessas espécies se deteriorou e algumas estão agora à beira da extinção.
Os cientistas suspeitam que quase metade da população de todas as espécies de aves marinhas está experimentando um declive quanto a seu número. Noventa e sete espécies de aves marinhas, entre elas 17 de albatrozes e 11 de pinguins, estão a ponto de desaparecer, enquanto outras 35 espécies estão perto de ser consideradas em risco de extinção.
O estudo assinala que, apesar de essas aves só precisem ir a terra para aninhar e pôr ovos, seu relativo isolamento não as protege da extinção. O cientista Ben Sullivan, um dos autores do estudo, considerou que, “enquanto é bem sabido que é preciso adotar medidas urgentes para evitar a destruição das florestas tropicais, existe outra crise de extinção que temos que enfrentar: a das aves marinhas”.
“No mar, centenas de milhares de aves marinhas estão morrendo ao ser apanhadas como subproduto da indústria pesqueira”, observou Sullivan, que explicou que na terra “são os ratos, os gatos e os cabras que estão destruindo seu habitat, sobretudo em ilhas remotas onde estas aves podem aninhar em grande número”.
Para este cientista, “estes fatores estão passando a fatura para as espécies que habitaram os oceanos durante milhões de anos”.
O estudo assinala que a Nova Zelândia, onde há 33 espécies que não aninham em nenhum outro lugar, é uma prioridade na lista de países que precisam de proteção para suas espécies ameaçadas.
O Reino Unido é o segundo país nessa lista de prioridades, à frente da Ilha Galápagos, Austrália, México e Japão.

http://blog.seashepherd.org.br/2012/03/18/estudo-alerta-do-risco-de-extincao-de-aves-marinhas/


Fonte: Terra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...