sexta-feira, 16 de julho de 2010

Muda e Muda Encruada


Muda e Muda Encruada

Muda:




Ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria. Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar suas penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. Durante a muda a ave pode perder boa parte das penas ao mesmo tempo, mantendo, entretanto, uma razoável quantidade para proteger o corpo e voar.


O processo varia de acordo com o clima da região. Se estiver quente a muda é antecipada e dura pouco tempo, porém, se o clima for fresco ou frio a muda atrasa e pode durar de 6 a 8 semanas.


O banhos de sol (entre 8h e 9h) ajudam muito durante a muda. A alimentação também precisa ser balanceada, contendo cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais e farinhada. Na água você pode colocar algumas gotas de complexo vitamínico que contenha ferro e/ou cálcio.


Nos adultos a muda das penas das asas ocorre simlutaneamente o as penas do corpo são completamente trocadas do centro para as extremidades terminando na cabeça da ave. E durante o processo os machos param de cantar.


Muda Encruada:


A muda encruada ocorre quando o período de muda passa e seu pássaro continua sem penas.


Um dos fatores que encrua a muda é a deficiência vitamínica da ave, então administre um complexo vitamínico na água ou na ração da ave.


Ocorre por alimentação errada, correntes de ar e temperatura, sendo que durante a muda deve-se dar a ave Ferro (AvitrinFerro) por no mínimo 10 dias para que ela não venha a encruar.




Caso a muda encrue, uma dica interessante é triturar pedacinhos de carvão (o próprio para churrasco) e colocar no fundo da gaiola. Com alimentação correta, longe das correntes de ar e com vitaminas (especialmente cálcio e ferro) em alguns dias seu pássaro começa a trocar as penas e sai da muda encruada.

Fonte Texto e Imagem
http://canarioecia.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

6 comentários:

  1. oi eu tenho um sanhoço so que ele esta em munda e ele nao para de chamar quando ele vai começar a canta obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Estou com um coleiro golao sendo q ele está com a muda encruada eu to oferecendo a ele biotrin cálcio +b12 oq vc acha?

    ResponderExcluir
  3. Meu tico tico tá na muda encroada e não tem pena na cabeça e nem no pescoço o que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde amigo estou com meu pássaro curió com a muda incruada

    Eu estou dando alho na água pra meu pássaro deixe por 3 dias como manda e ele começo a cair ae pena

    Oq eu devo fazer devo continua dando alho na água até q ele termina muda ?

    Ou eu devo para de da alho na água?

    ResponderExcluir
  5. Amigo meu pássaro ta com a muda incruada dei alho na Água e deixe 3 dias

    Ele começo a cair pena

    Oq eu devo fazer continua colocando alho na água até ele concluí a muda ?

    Ou eu devo para de dar alho na água ?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, preciso de ajuda, meu azulão passou dois anos sem fazer muda fui ao veterinário me informou que teria que arrancar todas as penas e dar pra ele avitrin ferro, ele começou a nascer penas com um cartucho cheio de sangue e as penas não abre continua mais frio que já era antes, alguém puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...