O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





sexta-feira, 16 de julho de 2010

Muda e Muda Encruada


Muda e Muda Encruada

Muda:




Ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria. Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar suas penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. Durante a muda a ave pode perder boa parte das penas ao mesmo tempo, mantendo, entretanto, uma razoável quantidade para proteger o corpo e voar.


O processo varia de acordo com o clima da região. Se estiver quente a muda é antecipada e dura pouco tempo, porém, se o clima for fresco ou frio a muda atrasa e pode durar de 6 a 8 semanas.


O banhos de sol (entre 8h e 9h) ajudam muito durante a muda. A alimentação também precisa ser balanceada, contendo cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais e farinhada. Na água você pode colocar algumas gotas de complexo vitamínico que contenha ferro e/ou cálcio.


Nos adultos a muda das penas das asas ocorre simlutaneamente o as penas do corpo são completamente trocadas do centro para as extremidades terminando na cabeça da ave. E durante o processo os machos param de cantar.


Muda Encruada:


A muda encruada ocorre quando o período de muda passa e seu pássaro continua sem penas.


Um dos fatores que encrua a muda é a deficiência vitamínica da ave, então administre um complexo vitamínico na água ou na ração da ave.


Ocorre por alimentação errada, correntes de ar e temperatura, sendo que durante a muda deve-se dar a ave Ferro (AvitrinFerro) por no mínimo 10 dias para que ela não venha a encruar.




Caso a muda encrue, uma dica interessante é triturar pedacinhos de carvão (o próprio para churrasco) e colocar no fundo da gaiola. Com alimentação correta, longe das correntes de ar e com vitaminas (especialmente cálcio e ferro) em alguns dias seu pássaro começa a trocar as penas e sai da muda encruada.

Fonte Texto e Imagem
http://canarioecia.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

12 comentários:

  1. oi eu tenho um sanhoço so que ele esta em munda e ele nao para de chamar quando ele vai começar a canta obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Estou com um coleiro golao sendo q ele está com a muda encruada eu to oferecendo a ele biotrin cálcio +b12 oq vc acha?

    ResponderExcluir
  3. Meu tico tico tá na muda encroada e não tem pena na cabeça e nem no pescoço o que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde amigo estou com meu pássaro curió com a muda incruada

    Eu estou dando alho na água pra meu pássaro deixe por 3 dias como manda e ele começo a cair ae pena

    Oq eu devo fazer devo continua dando alho na água até q ele termina muda ?

    Ou eu devo para de da alho na água?

    ResponderExcluir
  5. Amigo meu pássaro ta com a muda incruada dei alho na Água e deixe 3 dias

    Ele começo a cair pena

    Oq eu devo fazer continua colocando alho na água até ele concluí a muda ?

    Ou eu devo para de dar alho na água ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc manter na capa e oferecer vita Gold potenciado durante 7 dias duas gotas descasar 10 dias e dar mais 3 gotas durante 10 dias e manter encapado gaiola sempre limpa.

      Excluir
  6. Bom dia, preciso de ajuda, meu azulão passou dois anos sem fazer muda fui ao veterinário me informou que teria que arrancar todas as penas e dar pra ele avitrin ferro, ele começou a nascer penas com um cartucho cheio de sangue e as penas não abre continua mais frio que já era antes, alguém puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Preciso de ajuda. Tenho um galo de Campina, vejo que em seu corpo está nascendo canhão ,só que tem um porém, há uma semana que esse canhão não se desenvolve, será que a muda incruou, e o que faço para reverter ,casa a muda esteja incruada?

    ResponderExcluir
  8. Meu galo de Campina está caindo pena começou em janeiro já estamos em agosto e não para de pena oque será?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia meu azulão caiu as penas tudo não nasceu outra qual remédio devo da ele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...