O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quinta-feira, 20 de abril de 2017

Aves Migratórias no Pantanal





A maioria dos brasileiros conhece ou pelo menos já ouviu falar do tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, muito presente nas planícies alagáveis e lagoas da região.  Mas certamente pouca gente já ouviu falar da coscoroba. O tuiuiú e a coscoroba são algumas das espécies que integram a publicação Aves Migratórias no Pantanal.

Editada pelo WWF-Brasil com o apoio do WWF-Canadá, a publicação apresenta uma lista de espécies, com belas fotos, informações sobre o seu habitat, ocorrência e características.  É um guia para quem quer conhecer a riqueza das aves do Pantanal.
A publicação é o resultado de um estudo denominado Distribuição de Aves Limícolas Neárticas e outras Espécies Aquáticas do Pantanal realizado em 1996 pelos pesquisadores brasileiros Paulo Antas e Inês Serrano, em parceira com os canadenses Richard Guy Morrison e R. Ken Ross. Os pesquisadores fizeram um registro das aves encontradas nas salinas, alagados, planícies e planaltos do Pantanal.

Entre as espécies estudadas, está a coscoroba que, embora de nome um pouco estranho, é uma ave bela e graciosa que em muito lembra um cisne. Outros pássaros de nomes curiosos como o trinta-reis-anão, socó-boi, cabeça seca e curicaca também integram o guia.
Em razão da importância do trabalho dos pesquisadores, o WWF-Brasil –instituição que atua com projetos de conservação na região desde 1998 por meio do programa Pantanal para Sempre – decidiu apoiar a sua publicação, tornando-a acessível ao público.

                                                       Uma pausa para o descanso


Também conhecido como Reino das Águas – com grandes áreas alagadas durante quase todo o período das chuvas – o Pantanal possui uma rica biodiversidade de animais e plantas, sendo 656 só de espécies de pássaros.
Devido às características ambientais e localização geográfica, o Pantanal está na rota de aves migratórias que encontram na região as condições ideais para viver e se reproduzir. Por isso, é um dos melhores lugares para a observação de pássaros no Brasil.


http://www.wwf.org.br/informacoes/?uNewsID=16580
Imagens do google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...