O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Viajando em bandos







E muitos deles voam em bando, este é um costume da maioria das aves, especialmente as aves migratórias, ou seja, são aves que realizam migração, vão de um local a outro em determinada época do ano, geralmente em busca de alimento, devido ao clima ou no período de reprodução. Em geral, migram em busca de melhores condições de vida! Interessante, não é?

Voar em bando é um modo organizado das aves migratórias gastarem menos energia e conseguirem chegar a distâncias maiores. Dessa maneira, elas se organizam e voam também em forma de “V”, a fim de, um indivíduo do bando diminuir a resistência contra o vento e facilitar o vôo de quem está atrás, e a ave que se cansa dá a frente ao seu colega, dessa maneira a economia de energia é tanta, que ao fim da jornada, os pássaros alcançam até 70% mais longe do que se voassem sozinhos ou de forma desordenada! Bom, né?

Outro ponto positivo do vôo em bando é que uma ave protege a outra de predadores, que ficam preocupados de atacar uma delas e acontecer uma revoada das outras. Que interessante isso!


Alguns exemplos de aves migratórias:

• Aves marinhas

• Cisne

• Pelicanos

• Gansos

• Flamingos



http://blogdacasinhanaarvore.blogspot.com.br/2011/04/as-aves-adoram-viajar-em-bando-qual-o.html

Aves migratórias em perigo






As aves migratórias são tidas pela comunidade científica como importantes indicadores da biodiversidade mundial.

Mais ainda, os habitats e ecossistemas saudáveis de que dependem são «importantes indicadores que permitem determinar se a comunidade internacional está verdadeiramente a tentar corrigir o declínio e erosão do património natural do planeta», segundo Achim Steiner, Director Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

Pois será à comunidade internacional que o alerta lançado pelo PNUA se dirige, por ocasião do Dia Mundial das Aves Migratórias: o número de aves migratórias está a diminuir significativamente em todo o planeta, devido à perda de habitats.

Esta diminuição, causada pelas mudanças ambientais, está a afectar as populações de aves aquáticas e aves canoras que percorrem itinerários entre a África e a Eurásia, segundo comunicado da ONU, citado pelo jornal Público.

Por seu turno, as aves das florestas boreais do Hemisfério Norte que migram do Norte do Canadá para a América do Sul têm sofrido «uma diminuição acentuada, porque estas aves estão a perder os locais de nidificação nas florestas».

O Dia Mundial das Aves Migratórias será assinalado no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, com iniciativas por todo mundo destinadas a alertar a comunidade internacional para a crescente ameaça a que estão sujeitas as aves migratórias e a biodiversidade mundial.

Fonte: Ecosfera (Público)


http://ekonsciencia.blogspot.com.br/2010/05/as-aves-migratorias-sao-tidas-pela.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...