O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





terça-feira, 17 de abril de 2018

O MAÇARICO-DE-PAPO-VERMELHO




O maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) é uma espécie encontrada em todo o planeta. Ave migratória, percorre distâncias continentais todos os anos. Cada subespécie (existem seis) utiliza uma rota de migração diferente. Esta semana foi publicado um estudo realizado com a subespécie que migra entre a região norte da Rússia (onde se reproduz) e a costa oeste da África. Os resultados são preocupantes.

A neve está derretendo antes do previsto nas áreas de nidificação do maçarico-de-papo-vermelho. Cerca de duas semanas antes, em comparação com dados de 30 anos atrás. A diferença parece pequena, mas é suficiente para os filhotes de maçarico nascerem na época errada e perderem o período com maior quantidade de insetos, sua principal fonte de alimento. Como resultado os maçaricos não estão alcançando o tamanho adulto que alcançavam há três décadas. Seus bicos também estão menores.

Com a chegada do inverno na Rússia, os maçaricos voam para a África. Chegando lá os jovens maçaricos que não conseguiram atingir o tamanho ideal ficam em desvantagem. No litoral da África o alimento mais importante da dieta destas aves são mexilhões, que ficam enterrados no fundo da areia/lama. Apenas os maçaricos com bicos longos conseguem alcançá-los.

Muitos dos maçaricos mais nanicos, com bicos curtos, não sobrevivem. Esta é uma das prováveis causas do declínio nas populações de maçarico-de-papo-vermelho que tem sido observado nos últimos anos. Além disso, os pesquisadores preveem mudanças no formato do corpo dos maçaricos, devido às novas pressões de seleção. Na capa do post, a ave à esquerda representa um maçarico nos dias de hoje. A ave à direita é uma projeção de como serão os futuros maçaricos-de-papo-vermelho: menores e com bicos relativamente longos.




O estudo foi realizado por uma equipe internacional de pesquisadores e os resultados foram publicados na Science na última sexta-feira. Não é a primeira vez que o aquecimento global é apontado como causa para a redução do tamanho corporal de animais. Este fenômeno tem sido observado em um número cada vez maior de espécies.

 

Referências
Gardner, J.L., Peters, A, Kearney, M.R., Joseph, L., Heinsohn,

http://apassarinhologa.com.br/estas-aves-estao-encolhendo-por-causa-das-mudancas-climaticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...