terça-feira, 29 de junho de 2010

Milhafres



As únicas aves de rapina diurnas dos Açores e Madeira, os milhafres ou mantas, vão ser contadas pelas populações dos arquipélagos no fim-de-semana de 18 a 19 de Março, um censo voluntário organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) para conhecer quantos indivíduos existem nas ilhas.
Em vez de pôr no terreno “um ou dois investigadores”, a Spea escolheu lançar um apelo ao “cidadão comum para ser ele a recolher as informações necessárias” ao censo, explicou Joaquim Teodósio, responsável da Spea.
“Esta é uma espécie muito fácil de identificar e é relativamente abundante”. Além disso, “os milhafres já gozam de uma certa empatia. As pessoas têm uma ligação com a espécie”, até mesmo do ponto de vista histórico, da descoberta dos Açores.
Os interessados deverão contactar a Spea e informar qual o local onde pretendem efectuar a contagem. No sítio na Internet da Spea poderão ser impressas as fichas de registo que, depois de preenchidas, deverão ser enviadas para a associação.
Depois de recolhida a informação, a Spea vai processar os dados e divulgar os resultados do censo.
Além de pretender saber quantos milhafres existem nas ilhas, a Spea quer aproximar o cidadão comum da espécie e envolvê-lo na sua conservação.

“É importante para as pessoas participarem num trabalho científico”, disse Joaquim Teodósio, acrescentando que a associação acredita conseguir uma adesão que permita a cobertura de todo o território da espécie. “Esperamos que este método possa ser repetido anualmente, para ser uma ferramenta de acompanhamento das populações”. Enquanto predador de topo, o milhafre - conhecido como manta na Madeira -, é uma espécie particularmente sensível às alterações do ambiente e, segundo a Spea, “pode servir como indicador da qualidade ambiental, dos habitats”. Apesar de não ser uma espécie ameaçada, o milhafre enfrenta algumas pressões, como a potencial colisão com linhas eléctricas, o atropelamento, campanhas de desratização, perda de habitat e de alimento (ratos e coelhos). Este é o primeiro projecto da Spea sobre o milhafre nas ilhas.


O Público - Censo sobre o Milhafre

Fonte do Texto e Imagens
http://www.alfazoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...