O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coruja: É Bom Saber...


Quando há luz disponível, as corujas usam tanto a visão como a audição para guiar a caçada, mas elas podem capturar um camundongo na completa escuridão, usando apenas a audição para localizar a presa.

A anatomia da região ao redor das aberturas das orelhas das corujas é formada por penas rígidas, chamadas disco facial, que forma uma superfície que dirige muito eficientemente os sons para dentro do canal auditivo como o pavilhão auditivo na orelha dos mamíferos.

Nas corujas, a abertura da orelha direita está dirigida para cima, enquanto que a abertura da orelha esquerda está dirigida para baixo. Este arranjo pode fornecer a base para a discriminação da elevação através das informações de intensidade.A captação de sons pelas corujas se dá em momentos ligeiramente defasados, numa audição estereofônica melhorada que facilita a localização da presa



Repare no disco facial facilmente observado em Tyto alba

Se o disco facial está ausente, uma coruja não é capaz de identificar a elevação das fontes sonoras, embora sua percepção ao longo do eixo horizontal permaneça tão precisa sem o disco facial quanto com ela. Assim, o disco facial deve amplificar a assimetria direcional das orelhas e é essencial para a discriminação das diferenças na elevação entre as fontes sonoras.


Fonte:http://biorapinas.blogspot.com/
: Fisiologia animal - ECKERT - Guanabara Koogan

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...