O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ema



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Rheiformes
Família: Rheidae
Género: Rhea
Espécie: R. americana
Nome científico: Rhea americana
Outros nomes: Nandu e Nhandu




Descrição
A ema, também chamada de nandu e nhandu (Rhea americana) é uma ave da família Rheidae, cujo habitat se restringe à América do Sul. Tem a peculiaridade de serem os indivíduos masculinos os responsáveis pela incubação e o cuidado com os filhotes. É considerada a maior ave brasileira.

Apesar de possuir grandes asas, não voa. Usa as asas para se equilibrar e mudar de direção na corrida. A ema é a maior e mais pesada ave do continente americano. Um macho adulto pode atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg. A envergadura pode atingir 1,50 m de comprimento Apresentam plumagem do dorso marrom-acinzentada, com a parte inferior mais clara.

O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Difere do avestruz por não apresentarem cauda e pigóstilo. Também não possuem glândula uropigiana. Ao contrário das demais aves, há separação das fezes e da urina na cloaca; os machos adultos possuem um grande pênis.

Possuem pernas fortes e pés providos de três dedos.

Durante o período de reprodução, o macho emite um urro forte, ventríloquo e bissilábico, lembrando um bramido de um grande mamífero, como o boi: "bu-úp" ou "nan-dú". Vocaliza até mesmo durante à noite. Os filhotes emitem assobios melodiosos que lembram o canto do inhambu-relógio.

Alimentação
A ema é onívora, e a sua alimentação constitui-se de sementes, folhas, frutos, insetos, moluscos, lagartixas, rãs, entre outros. Caça moscas perto de carne em putrefação. Ingerem pedras para facilitar na trituração do alimento.

Reprodução
O acasalamento começa em outubro, e o macho reúne um harém de 5 ou 6 fêmeas, escolhe um território e faz o ninho. Cada fêmea é capaz de pôr de 10 até 30 ovos. A incubação começa 5 a 8 dias após as fêmeas terem iniciado a postura. Os ovos são brancos e pesam em torno de 600 gramas.
Quando o ninho está cheio de ovos, o macho afasta as fêmeas e se responsabiliza por chocá-los. Os ovos eclodem em seis semanas e todos no mesmo dia. Os que não eclodem são colocados para fora do ninho.

Os filhotes ficam a cuidado do pai e atingem a idade adulta em dois anos. A ema e muito vantajosa pois ela ocupa menos espaço que o bovino enquanto a vaca reproduz um bezerro por ano a ema reproduz de 10 a 30 ovos.


Fonte texto e Imagem
http://zoovirtualbr.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...