sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lavadeira-mascarada (fluvicola nengeta)


Série Pássaros - Lavadeira-mascarada (fluvicola nengeta) por Anderson Araujo.
Local da foto: jardim Botânico - RJ Nomes populares utilizados no Brasil: Lavadeira-mascarada, Lavadeira, Lavandeira (Nordeste) ou Noivinha. Nome científico: Fluvicola nengeta
Ela é originária do Nordeste. Começou a aparecer por aqui (Rio de Janeiro) na década de 1950 e vem se espalhando pelo sudeste mais recentemente.

Dados ecológicos: vive sempre perto da água; pequenos lagos, açudes etc. O macho é um pouco diferente da fêmea. Eles só têm um parceiro (são monógamos).

Hábitos alimentares: come insetos como cupins, pequenos besouros e formigas.

Curiosidades: o macho, na época da reprodução, levanta a cauda como se fosse um leque e mostra a parte de baixo das asas (que é preta) para a fêmea. Esta ave é capaz de encarar adversários maiores que ela, como o Bem-te-vi, para defender seu ninho.


Locais de ocorrência ou visualização no campus: esta ave pode ser vista no gramado do Parque da Ciência ou mesmo nos arredores da Tenda do Ciência em Cena, à procura de insetos. Um casal foi visto, em novembro de 2004, em um ninho, feito em uma árvore, mais ou menos três metros do chão, em frente à biblioteca de Manguinhos.







Fontes de pesquisas Internet

Um comentário:

  1. Ai! Eu e minha irmã estavamos andando pela rua, e encontramos um filhotinho desse passáro caido no chão, e ainda por cima no sol de rachar a cuca.Ficamos cm pena e levamos ele pra casa,mas achamos q ele tá cm a patinha quebrada e outra ele não pia pra chamar a mamãe.O que devemos fazer??
    Nos ajude
    Estamos dando água na seringa pra ele

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...