O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Fauna das aves aquáticas


A fauna das aves aquáticas e paludículas (que vivem em lagoas) do Pantanal está entre as mais ricas do mundo, com muitas espécies de patos e marrecos filtradores de pequenos animais e de algas, entre os quais o irerê é o mais comum e abundante na região.

Alguns dos patos pertencem à fauna típica do sistema Paraná-Prata. O tachã, ou a "sentinela do Pantanal", animal peculiar da América do Sul e parente distante dos anatídeos, pode facilmente ser visto nos campos de gramíneas ou empoleirados nas copas das árvores, onde permanece durante horas.Várias espécies de garças e socós formam grandes colônias nas árvores da mata ciliar. A maior espécie de nossas garças é a maguari. Embora tenha hábito solitário, é comum encontrar grupos de garça-branca-grande junto com a garça-branca-pequena.Cada uma é especializada na caça de várias presas, como peixes, anfíbios e pequenos répteis, em diferentes zonas das lagoas, durante o dia ou no crepúsculo. Ajaia ajaja, o lindo colhereiro cor-de-rosa, é um filtrador especializado. A cegonha, o cabeça-seca e o tuiuiú alimentam-se de insetos, caranguejos, caramujos, rãs e peixes, que recolhem nas águas rasas e em lodos. O tuiuiú é um dos símbolos do Pantanal. Os seus ninhos isolados em árvores se destacam na paisagem pantaneira. Esse variado conjunto de aves aquáticas tem estratégias de caça e dietas diversas. O biguá, por exemplo, caça peixes nadando e mergulhando; a biguatinga, com seu pescoço serpentiforme, usa o bico pontiagudo para "espetar" os peixes. Já o gavião-caramujeiro é um "especialista" na caça de caramujos, sendo dependente da existência dos gastrópodes, principalmente do aruá.
O tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria), uma das maiores aves da América do Sul e o símbolo do Pantanal, além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas.


Pesquisa da Internet

Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...