O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tangarás



Ave passeriforme da família dos piprídeos, a mesma do uirapuru, notável pelo colorido da plumagem. A espécie mais conhecida no Brasil é o dançador (Chiroxiphia caudata), de 13cm.

Exuberantes na plumagem, em que o azul, o preto, o vermelho, o verde, o amarelo e o branco surgem em combinações variadas, os tangarás se distinguem pela animada dança pré-nupcial que executam. Vários machos, em presença de uma única fêmea, exibem-se dando pulos, batendo as asas, agachando-se e sapateando. Acompanham com gritos os lances sucessivos desse ritual de conquista.





Tangará é o nome comum de diversos pássaros da família dos piprídeos, a mesma dos uirapurus e rendeiras. A espécie mais conhecida é o dançador (Chiroxiphia caudata), um tangará de 13cm, corpo azul, asas e cabeça pretas, esta com um topete encarnado no cocuruto, que ocorre em todo o Sudeste brasileiro. A fêmea do dançador, como na maioria das espécies, é verde-escura.




Os tangarás alimentam-se principalmente de frutas, insetos e aranhas. Voam bem, mas em geral não se afastam muito das matas. São polígamos, e a fêmea constrói o ninho e cuida de seus filhotes sozinha. Tece o ninho com fungos, folhas secas, teias de aranha, em geral perto d'água e a uma boa altura do chão. Põe dois ovos, às vezes apenas um, que incuba de 17 a 19 dias, como os demais piprídeos. Nas regiões mais quentes do Brasil, as danças de conquista dos tangarás são executadas quase o ano todo, exceto durante a muda.

O Brasil conta, hoje, com 25 espécies de Tangará, sendo que as da região sul são um pouco maiores que as do norte. Fato que é explicado através da seleção natural, pois é comum que pássaros de regiões frias desenvolvam-se mais que os das regiões quentes.

O tangará vive onde a natureza ainda não depredada.

Estava procurando um vídeo com o tangará e achei esse, e deu vontade de publicar.

http://aartedecuidarr.blogspot.com/2009/10/tangara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...