O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





terça-feira, 15 de março de 2011

Gavião Pega Macaco - Spizaetus tyrannus



Nome Científico: Spizaetus tyrannus (Wied, 1820)
Nome em inglês: Black Hawk-eagle
Ordem: Falconiformes
Família: Accipritidae
Outros Nomes: Apacanim-negro
Habitat: Florestas densas, matas
Distribuição: América do Sul
Alimentação: Aves, pequenos mamíferos.


O Gavião-pega-macaco, é uma espécie florestal que mede entre 58 e 66 cm, com macho pesando cerca de 900 g e a fêmea 1.100 g. Os adultos apresentam plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro). Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto. A cauda é longa com três a quatro barras cinzas escuras, os tarsos são completamente emplumados e a íris é amarelo-alaranjada.

Habita clareiras e bordas de florestas primárias e secundárias, sendo tolerante a pequenas perturbações e desflorestamentos provocados no ambiente (Hoyo et al., 1992). Vive solitariamente ou em pares, sendo comum observar indivíduos realizando vôos altos e circulares durante o período da manhã e início da tarde. Reproduz de agosto a dezembro, botando 1 a 2 ovos, que eclodem após 63 dias de incubação, havendo registros de ninhos com dois filhotes (Smith, 1970). A alimentação é constituída principalmente de mamíferos (marsupiais, pequenos primatas, esquilos e morcegos), aves (tucanos, araçaris e aracuãs entre outras) e répteis.

Vive dentro ou na borda de grandes florestas. Ocorrendo do sul do México à América do Sul, no Brasil ocorre na faixa marítima no Brasil leste-meridional, da Bahia, leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Pode ser observado sobrevoando florestas à procura de alimento. É rápido em suas investidas voando com incrível rapidez. Faz o ninho com galhos secos no alto das árvores, onde a fêmea bota dois ovos. Embora tenha sido razoavelmente registrada nos últimos anos, esta espécie rapineira florestal necessita de áreas extensas para cumprir seu ciclo de vida, sendo que suas populações podem sofrer declínio em decorrência da fragmentação excessiva. Pelo fato de também poder atacar pequenas criações domésticas, como pintinhos e galinhas, é perseguido pelos fazendeiros. Em cativeiro pode viver 25 anos.

Na ilha de Santa Catarina em Florianópolis, existe uma população de gaviões-pega-macaco que habita a ilha, aproximadamente 5-7 pares, sua presença no local está associada a presente e exuberante floresta atlântica densa, apresentando habitat ideal para a espécie e suas presas potenciais. Mas nos ultimos anos construções de luxo, ampliações de ruas e favelas vem ameaçando este remanescente de floresta na ilha, comprometendo o futuro da espécie em Florianópolis .


Fonte Texto e Imagem
http://raptorbop.blogspot.com/2009/06/gaviao-pega-macaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...