O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





domingo, 9 de janeiro de 2011

Frango D'agua



ave aquática migratória





O Frango- d água-azul como é mais conhecido, pertence a Familia: RALLIDAE , espécie Porphyrio martinica (Linneus, 1766) mede quando adulto aproximadamente 35cm, com peso aproximado de 250 gramas. Apresenta escudo chato e azul esbranquiçado no alto da cabeça, patas amarelas e penas azuis/esverdeadas no corpo.

São encontrados em brejos e banhados. São aves aquáticas migratória, ocorre do sul dos EUA à Argentina, presente em várias partes do Brasil. Durante o inverno não são avistada no sul do Brasil, desaparecem por completo, voltando a aparecer no mês de Março em alto-mar a cem quilômetros ou mais da costa.

Com freqüência atravessa o Oceano Atlântico. Sendo anualmente encontrado no Arquipélago de Tristão da Cunha, distante 3.200 km da costa americana e na costa meridional, da África Ocidental. Alguns indivíduos são avistados também em Santa Helena e Ascensão, talvez arrastado pelos ventos de oeste que sopram por sobre os alíseos de leste (SICK, 1997). Sendo o seu habitate aquático, constrói seu ninho com ramos de gramíneas acima da água, chegam a colocar de quatro a oito ovos.



Em Salvador- Bahia, alguns espécimes de Porphyrio martinica chegam ao Instituto mamíferos aquáticos, cansados, abaixo do peso, desidratados, anêmicos, recebem tratamento baseados no Protocolo do Centro
de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Aquáticos/IMA. Para a reabilitação é necessário seguir alguns passos fundamentais: realização de exames na chegada, hidratação via oral, papa, alimentos sólidos fornecidos espontaneamente, suplementação vitamínica, pesagem diária, acompanhamento clínico semanal em caso de animais apresentando enfermidades, coleta de sangue (Hematocrito, Proteína total e Glicemia), protocolo farmacológico eficiente, água doce de boa qualidade, recinto com área seca, limpo, arejado, além do uso de vassoura-de-fogo


O importante é que o indivíduo ganhe peso, o suficiente para recuperar a sua forma física normal, assim resistindo à viagem de volta para casa. Antes da soltura, realizam-se novos exames para atestar a saúde do indivíduo. A ave deve ser solta no mesmo local onde foi recolhido (apropriado). O transporte até o alagado deve ser feito em carro, e o indivíduo deve ser acomodado em caixa segura e ventilada.

Imagens do google


Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...