O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





domingo, 2 de janeiro de 2011

Flautim-rufo: 1º posts de 2011


Flautim-rufo: no Brasil só é encontrado no Acre

O Blog da Amazônia é o primeiro veículo a registrar em vídeo e fotos, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, a captura de um flautim-rufo (Cnipodectes superrufus).

Descrita pela ciência há dois anos, no Brasil a espécie foi encontrada até agora apenas no Acre, onde o ornitólogo Edson Guilherme faz anilhamento dela há mais de 10 anos.

Munida de equipamentos sofisticados, uma equipe norte-americana fracassou recentemente no Acre na tentativa de documentar com exclusividade a captura do flautim-rufo.

Além do Acre, o flautim-rufo é encontrado nas regiões de Puerto Maldonado, no Peru, e de Pando, na Bolívia.

No Brasil, existem apenas três espécimes coletados e taxidermizados, oriundos do Acre, que estão depositados no Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA).

Os demais espécimes, capturados em território peruano, estão guardados em museus da Louisiana (EUA) e de Lima (Peru).

Numa área de 100 hectares de capoeira, com auxílio de estudantes do curso de biologia, o ornitólogo tenta saber quanto tempo vive a longo prazo cada espécie. A partir disso, espera desenvolver ações de conservação para as aves que vivem em fragmentos isolados de floresta.

- A probabilidade dessas espécies entrarem em extinção é muito pequena porque o Acre só tem 10% de sua área desmatada e 50% já são áreas protegidas [terras indígenas e unidades de conservação] - afirma.

Edson Guilherme considera o Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre uma área potencialmente turística para atrair milhares de pessoas no mundo que se dedicam à observação de aves.

- Aqui, nós identificamos pelo menos 15 espécies endêmicas da Amazônia Ocidenta

Fonte do texto
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/inedito-mostra-ave-descoberta-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...