domingo, 7 de novembro de 2010

Trinca ferro cinza - Saltator coerulescens


Trinca ferro cinza - Saltator coerulescens


Nome Científico
Saltator coerulescens
Vieillot, 1817
Nome em Inglês
Grayish Saltator

O trinca cinza é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como Trinca-ferro-cinza, Trinca-ferro-da-amazônia e Sabiá Gongá.

Mede cerca de 20 cm de comprimento. Não há dimorfismo sexual. Juvenil de costas e peito esverdeados e bico com manchas cinzentas. O casal pode cantar sincronizadamente.

Alimentação

Onívoro. Alimenta-se principalmente de frutos.


Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz ninho tipo taça, de gravetos e gramíneas. Põe de 2 a 3 ovos azul-claros com finas estrias pretas, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 13 dias.



Hábitos

É comum em áreas arbustivas e florestas secas, pastagens abandonadas, campos com arbustos e árvores isoladas, jardins em cidades, clareiras, margens de rios e pântanos em áreas mais úmidas. Vive aos pares ou em pequenos grupos baru-lhentos e fáceis de observar.




Distribuição Geográfica

Presente em grande parte do Brasil, incluindo toda a Amazônia, estendendo-se para leste até a Bahia e em direção sul até Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Encontrado também do México à Costa Rica e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile.

Fonte: http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p486.htm

Fonte do texto e Imagem
http://passarinheiros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...