O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pássaro Azulão



O azulão (Cyanocompsa brissonii) é uma avepasseriforme da família Fringillidae. Também é conhecida pelos nomes de azulão-bicudo,azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul,gurundi-azul e tiatã.

O azulão mede aproximadamente 15 cm de comprimento. O macho possui plumagem totalmente azul-escura quando adulto, com a fronte, sobrancelhas e coberteiras superiores das asas azuis-brilhantes. A fêmea e os imaturos são marrons-pardos.

Está ave é territorialista, não sendo possível vê-las em bando. Caso exista um casal em certa localização, só será possível encontrar outro casal em uma certa distância. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida "independente", pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar por perto após estar na fase adulta, assim, o filhote terá que achar seu próprio território e sua parceria para acasalamento. Se um macho invade o território de outro, com certeza haverá um conflito, e será bem violento, por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios, mas sempre há aquele mais valente que por território ou por uma fêmea entrará em conflito e conquistará o desejado.

  • Distribuição e habitat:

Esta ave é encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações, do Nordeste eBrasil central ao estado do Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina e também no norte da Venezuela e Colômbia. Existem algumas diferenças entre espécies de regiões diferentes.

  • Alimentação:

Sua alimentação é bem variada, sobretudo de sementes, frutas e insetos.

  • Reprodução:

O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos.

http://alessandra-amato.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Meu filhote de Azulão com 18 dias de nascido não consegui abrir os dedos mas os mesmos estão normal.

    ResponderExcluir
  2. queso saber qual a diferença entre o azulao macho e femea quando pardo

    ResponderExcluir
  3. Quando o azulão faz sua primeira muda

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença do macho e a femea

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois azulaõ pardo aí queria saber quanto tempo até ela pintar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...