O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





sábado, 7 de agosto de 2010

Gavião-carijó (Buteo magnirostris)






Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Nome científico: Buteo magnirostris
Nome vulgar: Gavião-carijó
Categoria: Não consta


O nome popular desta espécie refere-se ao padrão de estrias encontrado na face central. Trata-se de uma das espécies de gavião mais comumente encontradas no Brasil, sendo rara nas florestas virgens. Desloca-se principalmente por vôo batido, mas pode aproveitar as correntes ascendentes de ar quente, planando em órbitas circulares, como fazem os urubus. Alimentação: artrópodes, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Como método de caça de vertebrados, este gavião, assim como a maioria dos Falconiformes, mata a presa através da pressão dos dedos munidos de fortes garras. Nidificação: Constroem o ninho, que mede cerca de 46 cm de diâmetro por 36 cm de profundidade, geralmente no topo de uma árvore, entre dois galhos verticais, com pedaços de madeira grossos e secos. O fundo do ninho, onde repousam os ovos, é revestido de folhas secas. Os dois ovos, esbranquiçados com manchas pardas, que medem 49 x 38 mm, são incubados pela fêmea. Durante o período de incubação, a fêmea é alimentada, durante o dia, pelo macho. Os filhotes, cobertos por uma penugem rala e de olhos abertos, nascem inteiramente dependentes dos pais. Hábitat: matas ciliares, borda de matas, cerrados, cerradões e áreas urbanas. Tamanho: 36,0 cm
Fonte: USP

http://avesdocerrado.blogspot.com/

18 comentários:

  1. tenho um desse em meu quintal no RIO DE JANEIRO em LARANJEIRAS-PARQUE GUINLLE, o mesmo já comeu duas aves de estimação oke posso fazer praele ñ voltar
    gersonsd491@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desista das aves e tenha um gato! Daí ele não volta mais.

      Excluir
    2. Não tenha mais aves de estimação e tenha um gato! Ele não volta mais.

      Excluir
  2. vc disse que esse tipo de gavião mora em matas virgens etc... recentemente apareceu um perto de minha casa em Nova Iguaçu, e tá rondando por aqui já faz duas semanas a aréa não é mata oq levaria um Gavião Carijó está em uma área urbana???

    ResponderExcluir
  3. Apareceu um aqui tbm em minha casa em Nova Iguaçu, aparentemente ele estava ferido, colocamos ele dentro de uma caixa e apos 1h fomos surpreendido com ele se debatendo pela cizinha. Gostaria de uma explicaçao biologica para os recentes acontecimentos nessa regiao??? danielesilva@rdempresarial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eles vêem em busca de presas fácies como pássaros e roedores ...

      Excluir
  4. eu tenho um gaviao carijo gostaria de sabe com quanto tempo ele começa a vua meu msn e carloscj2000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. boa tarde meu nome e carlos gostaria de sabe com quanto tempo um gaviao filhote começa a voar pois eu tenho um com quanto tempo eu começa a trena ele por favor

    ResponderExcluir
  6. Olá. Um casal de gaviões veio morar próximo a minha casa em Santo André. Não tenho certeza se são Gaviões Carijó, mas parecem ser. Hoje, um deles capturou um canário. Obrigada por compartilhar as informações.

    ResponderExcluir
  7. olá meu nome é o Luciano eu estou com gavião com uma asa quebrada alguém pode me ajudar como devo fazer para tratar dela?

    ResponderExcluir
  8. olá meu nome é o Luciano eu estou com gavião com uma asa quebrada alguém pode me ajudar como devo fazer para tratar dela?

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano, encobtrei esse site hoje à procura de informaçoes e vi sua postagem. Leve-o a um vet especializado. Na toca dos bichos da tijuca tem. La eles vao avaliar e fazer ezames necessarios pra reabilitar o gaviao e depois solta-lo.

    ResponderExcluir
  10. Ezames... Assim não fica bom não. .

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia bem apareceu um filhote e ainda não sabe voar parece q estava aprendendo e caiu não está ferido só assustado... Liguei pro órgão competente e nada como faço pra criar lo. Não quero q morra.

    ResponderExcluir
  13. Apareceu um filhote no meu quintal e está aprendendo a voar e caiu por algum motivo não sabe voar então não tem como voltar, liguei para os órgãos competentes e nada como faço pra cuidar dele

    ResponderExcluir
  14. Apareceu um filhote no meu quintal e está aprendendo a voar e caiu por algum motivo não sabe voar então não tem como voltar, liguei para os órgãos competentes e nada como faço pra cuidar dele

    ResponderExcluir
  15. Há mais ou menos duas semanas, apareceu um gavião aqui nas proximidades, não sei exatamente se é um carijó (mas é bem parecido). Moro em área urbana, aqui é bastante quente o clima, ele fica tomando banho e observando sempre da mesma árvore. Muito interessante. Talvez ele esteja querendo capturar os periquitos do vizinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...