O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aves de arribação.Pintassilgos



Os pintassilgos (Carduelis carduelis), no Inverno formam bandos e procuram alimento em locais onde crescem plantas conhecidas vulgarmente por cardos (género Carduus e Cirsium). Estas plantas são de varias espécies, caracterizadas por possuirem espinhos, inflorescência em capítulo ou umbela. Encontram-se em terrenos incultos nas bermas das estradas. As distancias que percorrem podem atingir varias centenas de quilómetros. As faixas ou corredores onde transitam estas aves são designadas "zonas de passagem". Muitas situam-se paralelas a costa marítima, onde abundam plantas com sementes. Infelizmente com o aumento da construção estes terrenos são ocupados reduzindo ou eliminando estas zonas de passagem.

Em Outubro e Novembro, muitos pintassilgos originários das Ilhas Britânicas migram para a Península Ibérica e passam aqui o Inverno, regressando em Fevereiro e Março. Algumas destas aves chegam ao Norte de África, atravessando o estreito de Gibraltar.

Na Península Ibérica durante esta época e em algumas regiões é legalmente permitida a captura de algumas espécies do género Carduelis. Esta pratica ancestral proibida em Portugal e em certas zonas Autonómicas Espanholas, continua a ser feita tradicionalmente para obter machos para o canto ou para cruzar com canárias e obter os travessos designação portuguesa, ou mixtos na língua castelhana. Deste cruzamento obtem-se aves mais resistentes que os pintassilgos e o canto dos machos é muito apreciado.






Fonte Web Imagem do google

Um comentário:

  1. Obrigada por me permitirem, com a vossa informação, combater o egoismo do ser humano. Hoje, ao passear no meu local de trabalho, fui ver o passarinhário (local grande onde temos algumas aves) e não imaginam como fiquei angustiada com a aflição de um pequeno pintassilgo que tentava a todo o custo, libertar--se do seu cativeiro.
    Agora, depois de procurar alguma legislação vou proceder em conformidade para que seja reposta a verdade e para que o nosso amiguinho possa viver em liberdade que é o correto.
    Bem-hajam por este momento :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...