quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre nome popular Maritaca


Artigos - Birdwatching




É comum habitantes paulistas e paulistanos atribuírem o nome Maritaca para qualquer psitacídeo que voe sobre nossos telhados. Por curiosidade fui olhar a lista de nomes populares do CEO e achei apenas uma ocorrência "tui-maritaca - Pionopsitta pileata" e que não é exatamente a "Maritaca" que se vê por São Paulo. Perguntei aos amigos de trabalho e familiares e todos prontamente disseram, "É um tipo de papagaio" ou "Passarinho verde barulhento". Também pesquisei Maritacas no google imagens e me retornaram vários psitacídeos. O assunto parece fútil, mas surgiu de minha estranheza pelo fato deste nome tão popular não estar na lista do CEO, que considera apenas nomes populares constantes na literatura, ou seja, em dados publicados. Circulei entre amigos a questão:

Seria Maritaca um nome popular da família e não de uma determinada espécie, assim como Papagaio, Gavião, Urubu, Tucano ou Beija Flor?

Obtive explicações tão profundas que me fizeram pensar e discorrer sobre o assunto. Segue uma compilação de conclusões.

* Pode ser que, em São Paulo, Maritaca seja o nome popular da família, mas no sul da Bahia não é. Será que é válido para todo o estado da Bahia? E do País?

* No sul da Bahia "maritaca" não é um nome muito utilizado. Lá, na verdade, qualquer psitacídeo de grande porte é "papagaio", de pequeno porte é "periquito" ou "fura mato", de pequeníssimo porte (!) é "cuiubinha". Este último nome é dado ao Forpus xanthopterygius (Tuim), mas também usam para Pyrrhura e Brotogeris.

* No sul do país (SC) o pessoal chama de "baitaca", o mesmo que "maitaca" ou "maritaca" paulistas.

* Na região central da cidade de SP (área mais urbanizada) as pessoas chamam os periquitos-verdes (Brotogeris tirica) de maritaca/maitaca. Com certeza os demais psitacídeos pequenos de rabo longo que vivem nesta região também são confundidos com os periquitos e chamados de maritaca ou seja, todos os periquitos da região urbana de SP são chamados de maritaca pela população em geral.

* Tuim é tuim, sem problemas.

* Papagaio é papagaio, é difícil alguém confundir um papagaio com um periquito-verde e consequentemente chamá-lo de maritaca.

* As pessoas que moram na região central da cidade não sabem o que é uma maitaca/maritaca e por algum motivo histórico chamam os periquitos de maritaca, já na região rural da cidade, as pessoas chamam periquito de periquito e maritaca de maritaca (entendo que aqui, são os psitacídeos de médio porte).

* A espécie Pionus maximiliani (maitaca-verde), que só ocorre nas áreas verdes do entorno da cidade (Cantareira, Região Sul/Serra do Mar/Morro Grande, etc) são chamados de maitaca/maritaca pelos moradores destas áreas, que não os confundem com os periquitos, que para eles são periquitos.

* Tudo indica que maritaca é mesmo um nome genérico, aplicado a alguns psitacídeos, de tamanho intermediário entre os periquitos e os papagaios.

* Em vários pontos da Zona da Mata mineira é também conhecida como "Maritaca", como em Senador Firmino. Porém já na vizinha região do Quadrilátero Ferrífero - mais precisamente no Alto Paraopeba - é chamada de "Cocota" (Coitado do macho...)

* No Rio Grande do Sul a maritaca é conhecida pelo nome de "Caturrita". Não é comum no RS pessoas que a chamem por outro nome.

Infelizmente estamos longe de conseguir padronizar os nomes vulgares em uma escala nacional, mas talvez isso seja possível dentro da comunidade ornitológica ou de observadores de aves. Eu sigo a lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO)




Fonte de Pesquisa e Imagem
http://www.birdwatcher.com.br

Um comentário:

  1. Guedesgds@hotmail.com
    Cara impressionante como seu texto é coerente!!!
    Sou da Bahia e lá periquito é periquito, jandaia é outo psitassideo !! Papagaio é maior de todos e cuiubinha o menor de todos -Forpus xanthopterygius - Que é o mais bonito da espécie e parece que só habita o sul da Bahia!!!!! O que diferencia a maioria deles é uma pequena tonalidade na parte interna da asa!!!Que só quando eles estão se alongando da para ver com detalhe!!!!!
    Parabens!!!!

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...