terça-feira, 27 de abril de 2010

Massarongo-do-Senegal



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tribo: Psittacini
Género: Poicephalus
Espécie: P. senegalus
Nome científico: Poicephalus senegalus


Origem
Também conhecido como Papagaio-do-Senegal, tem a sua origem nesta zona da África ocidental.

Como ave de companhia
É um excelente papagaio para iniciados, não é muito dispendioso, é relativamente pequeno, não é um animal destruidor e, acima de tudo, não é barulhento, como outros papagaios de pequena dimensão.

Talvez pelo seu tamanho, e pelo fato de ser muito reservado, não tem sido das aves mais cobiçadas. Para quem já teve algum, é uma recordação muito grata, já que, com o passar do tempo, se torna num amigo carinhoso.

Quando adquirido muito jovem, aprende a repetir algumas palavras, embora o seu vocabulário nunca seja tão extenso quanto o adquirido por outros da mesma região.

É, no entanto, uma ave que requer muita atenção, se se sentir marginalizado ou abandonado tende a entrar em stress e ter um comportamento estranho, foge das pessoas, fica muito quieto no poleiro ou foge para os cantos no chão da gaiola.

Para a sua dimensão, tem muita força no bico, pelo que deve ter muito cuidado quando colocar a mão dentro da gaiola. A sua reprodução não é muito difícil, embora requeira alguns conhecimentos e um viveiro com dimensões apreciáveis, pelo que deve esperar algum tempo e conhecer bem a ave até fazer da criação uma opção.

Alimentação
A alimentação também é fácil de adquirir nas lojas da especialidade, já com os suplementos vitamínicos apropriados. Pode dar ao seu Massarongo legumes, bem lavados em água corrente, mas esteja atento às suas fezes, já que esta é uma espécie muito atreita a problemas digestivos. Se reparar em algo de anormal, nomeadamente fezes muito líquidas, pare com o legume que lhe deu da última vez.

Mantenha sempre o bebedouro com água fresca, e quando estiver calor borrife a ave com água à temperatura ambiente. Os Massarongos não gostam de apanhar sol direto. Se tiver uma árvore ou planta de grande porte, ponha a gaiola debaixo da rama, por forma a que possam passar raios de sol, mas não de forma intensa.

Tamanho
Tamanho médio quando adulto: 25cm
Fonte da pesquisa e Imagem
http://zoovirtualbr.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...