Parceiros & Amigos !

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Calopsita



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Nymphicus
Espécie: N. hollandicus
Nome científico: Nymphicus hollandicus
Outros nomes: Caturra


Origem
Originária da floresta Australiana, esta espécie de psitacídeos conheceu uma grande explosão de criadores em todo o mundo.

Cores
Existem várias colorações de Calopsita. As mais comuns são a branca e a cinzenta, sendo esta última a coloração original enquanto na vida selvagem, as restantes são mutações.

Como animal de companhia
A explicação para esta popularidade é o fato de a Calopsita ser a ave perfeita para criar em gaiola, pequena, não muito dispendiosa e pouco barulhenta,e ainda ter semelhanças físicas com a Cacatua, nomeadamente as de cor branca.

A sua crista é também muito semelhante à da Cacatua. Importante para quem se pretende iniciar na criação destas aves é adquiri-las ainda jovens, de forma a que se habituem a si e à gaiola que adquiriu para elas. Muito fáceis de tratar, aprendem com muita facilidade a repetir algumas palavras.

Como é por norma um animal muito tranquilo e ternurento, que inclusive vem pedir que afague a sua cabeça, ganha a simpatia e a confiança das pessoas com muita facilidade. Como todas as aves, gosta de tomar banhos de sol ao principio da manhã e ao fim da tarde, portanto se lhe puder criar essas condições, vai poder observar a sua felicidade.

É muito importante que estas pequenas aves não apanhem correntes de ar, nem fiquem expostas ao sol direto durante o Verão. Se estiverem num local muito soalheiro, crie uma sombra artificial. É de grande importância ter uma banheira com água, para que estes animais possam tomar o seu pequeno banho diário. No entanto, durante o Verão deve borrifar as suas penas com um borrifador de água próprio para aves.

Reprodução
É relativamente fácil fazer criação de Calopsita, basta que tenha a gaiola num sítio bastante tranquilo, um ninho indicado para esta espécie, e um casal de Calopsita que tenha adquirido ainda jovens, em locais diferentes, mas de confiança. Por norma, são condições suficientes para ter crias.

Alimentação
A alimentação para estas aves é fácil de adquirir em casas da especialidade, que vendem a peso alimentação com as misturas necessárias, ou mesmo nas grandes superfícies, onde poderá encontrar caixas com essa mistura já feita.

Tamanho e peso
Altura média em adultas: cerca de 30 cm. Peso médio em adultas: 90/100 g.



Este blog é Dez
http://zoovirtualbr.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Eu tenho uma calopsita que é muito paressida com a segunda calopsita ele se chama Bob e eu também tenho uma fêmea que se chama Bolinha ela é muito bolinha.

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...