terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O que é uma ave Canoras??


Canoras são todas as aves da família dos Passeriformes e possuem como característica a capacidade natural de cantar (ou assuviar, gorgear). Normalmente, na natureza, machos e fêmeas acasalam-se e permanecem juntos durante o período de reprodução.

Melodiosos e fogosos, durante este período, machos cantam para se exibir para as fêmeas e para demarcar território. Em algumas espécies, as fêmeas não diferem dos machos tanto na qualidade de seu canto como também na coloração. Sendo assim, ambos os sexos são idênticos nestes aspectos.

Durante a baixa estação, normalmente, os casais separam-se para se juntar a bandos com o objetivo de irem atrás de comida e se ajudarem na sobrevivência contra predadores. Nessa fase (no Brasil de Fevereiro a Julho), as Canoras se mantém mais quietas ou até sem cantar.


Espécies

As Canoras são mais comumente chamadas de "pássaros de canto", devido à sua própria habilidade de cantar e também ao seu porte pequeno.

Existem algumas dezenas de espécies sendo reproduzidas e comercializadas legalmente. O Brasil possui uma das maiores variedades do mundo desta categoria de aves como, por exemplo, Canários da Terra, Curiós, Sabiás, Pintassilgos, Coleiras, entre outros.



Compatibilidade com outras aves Canoras
Apesar de uma boa parte da espécie tolerar outros indivíduos no mesmo recinto, para que uma ave permaneça cantando deverá preferencialmente ser mantida sozinha ou no máximo em casais.

Por outro lado, algumas espécies mais fogosas não toleram dois machos ou até duas fêmeas na mesma gaiola. Irão competir pelo espaço, ocasionando brigas que poderão ser fatais. O canto é uma característica de demarcação de território. Se mantidas juntas fisicamente ou visualmente num ambiente pequeno, provavelmente as aves dessa espécie não cantarão, pois estarão todas no mesmo território como se estivessem na baixa estação.



Manejo

Quando criadas na mão desde pequenas, recebendo carinho e segurança das pessoas, algumas aves Canoras tornam-se mansas, interagindo com seus donos.

Apesar de haver um grande número de espécies com comportamentos variáveis, via de regra, as aves dessa espécie são mansas e facilmente adaptáveis com seu dono, mas ainda assim as pessoas que cuidam delas devem evitar o contato físico, mesmo quando se sentirem seguras.

Uma ave cantando é uma ave feliz, que está se divertindo com seu próprio canto. Uma ave Canora que não esteja cantando durante o período compreendido entre a Primavera - Verão provavelmente não está com boa saúde mental ou física.



Biologia
Nome científico da família: Passeriformes
Nome vulgar: Pássaros Canoros, Passarinhos de Canto, Passeriformes Canoros
Origem:- Mundo todo. O Brasil é o primeiro país do mundo em número de espécies, com mais de 300 espécies delas presentes em todo o território nacional.
Tamanho:9 a 30 cm
Peso: 20 a 150g, em média
Hábitos: diurnos, mais ativos de manhã cedo e no final da tarde.
Consumo de comida: 5 a 10% de seu peso em comida por dia.
Consumo de água : 1 a 2% de seu peso em ml de água por dia.
Ciclo de reprodução: durante a Primavera e Verão
Número de posturas por ano: de 1 a 3 posturas.
Maturidade sexual: 1 a 3 anos, em média.
Período de incubação dos ovos: em média, 13 dias
Filhotes por postura: em média, 2 a 3 filhotes
Desmame dos filhotes: em média, 4 semanas
Expectativa de vida: normalmente, acima de 10 anos. Dependendo da espécie e dos cuidados poderão viver até 20 anos.

Acomodação

A gaiola de uma ave Canora deverá ser quanto mais ampla possível, uma vez que ela provavelmente passará toda sua vida dentro dela. Deverá permitir que a ave voe de um canto para o outro sem machucar suas asas .

Alimentação

Rações e/ou misturas de sementes específicas. De acordo com a espécie, legumes, verduras, insetos (grilos e tenebrios) e frutas frescas.



Dicas de Aves
» Introdução
» Avaliando a Saúde de sua ave
» Uma ave ou um casal ?
» Se instalando
» Acomodação
» Acessórios e brinquedos
» Posicionando a gaiola
» Mantendo sua ave
» Dietas a base de SEMENTES
» Suplementos vitamínicos e minerais - Pet Pro
» Rações Extrusadas
» Aves Frugívoras e Insectívoras
» Nectarídios
» Cuidados Gerais

IMAGEM DO GOOGLE
PESQUISAS VIA INTERNETE

Um comentário:

  1. Apenas uma correção, Passeriforme é uma ordem e não uma família.

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...