sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tiziu


No período reprodutivo (novembro a fevereiro) o macho é um cantor incansável, estabelecendo um território e poleiros favoritos.
A partir desses poleiros, expostos, emite o canto pousado ou, mais comumente, levanta vôo na vertical e torna a pousar no mesmo local.
Nesses vôos, aparece em destaque a grande área branca da superfície inferior da asa, contrastando com o negro azulado da plumagem.
O brilho azulado surge como reflexo do sol, não sendo visível em dias nublados ou na sombra (foto).
A fêmea é toda parda, com o peito e barriga finamente riscados de negro e as costas mais escuras.
Ao contrário dos coleiros, com quem associa-se e é difícil de separar no primeiro momento, possui o bico mais pontudo e delicado do que aqueles.
Após o período reprodutivo, o macho faz uma muda das penas do corpo e torna-se semelhante à fêmea. Antes da próxima etapa reprodutiva, passa por nova muda e readquire a plumagem brilhante. Entretanto, quando está parecido com a fêmea, muitas vezes pode ser identificado pelo ventre com bolas escuras, correspondendo à cor do centro da pena.
Pesquisas e imagens do google

4 comentários:

  1. Meu Tiziu fica muito com o bico aberto e ele eh novinho oq deve ser isso? Será que ele está doente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende mano se for muito novo so deve estar querendo comida msm!! mais nao de muito ok alimente ele de 3 em 3 hrs deixando seu papo com medio porte nao ligue se ele ficar querendo mais e normal. se der muita comida a ele pode mata-lo engasgado!!

      Excluir
  2. Boa noite meu filho ganhou um tiziu noninho ainda nem canta ainda.Quais procedimentos devo tomar quando ele começar a trocar as penas? E tenho que sair com a gaiola todos os dias pela manha?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a fêmea de tizil pula igual o macho no poleiro .tenho um tizil pardo idênticos uma fêmea. Mas pula igual macho.

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...