Ave passeriforme da família dos alaudídeos (Alauda arvensis), encontrada na Europa, Ásia e norte da África. De porte pequeno e canto vibrante, vive em terrenos lavrados ou baldios.
De canto melodioso, firme e vibrante, a cotovia é um passarinho de aparência discreta cujo habitat são as ervas e gramíneas dos terrenos relativamente secos.
Cotovia é uma ave passeriforme da família dos alaudídeos (Alauda arvensis). Tem cerca de 13 a 23cm de comprimento e sua plumagem é parda, com estrias escuras no dorso e manchas alvacentas no ventre. A cabeça ostenta um pequeno tufo também pardacento. Nas bordas da cauda alongada destacam-se duas linhas brancas, traço que serve para diferenciar a espécie de outras semelhantes, como a calhandra-de-crista.
Encontrada geralmente em terrenos lavrados e baldios, no solo ou sobre as ramagens, a cotovia, em seu vôo ondulante, agita as asas e desce abruptamente para, em seguida, batê-las vigorosamente para uma lenta ascensão. Os machos costumam cantar descrevendo círculos, elevando-se até perder de vista. Sua área de distribuição compreende a Europa, a Ásia e o norte da África.
Seu canto é belo, semelhante ao do rouxinol, e dura comumente vários minutos. A cotovia põe seus ovos no solo de prados, campos, terrenos baldios e areias. No inverno alimenta-se de sementes de plantas silvestres e gramíneas, e no verão captura insetos como escaravelhos e pulgões, sendo assim benéfica para a lavoura.
Cotovia-de-poupaPesquisas via internet
Imagens google
Nenhum comentário:
Postar um comentário