O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Caracteristicas das Aves

As aves, devido à sua capacidade de adaptação, espalharam-se por todo o Mundo. Apesar de serem descendentes dos répteis, conseguiram conquistar os ares. As suas características morfológicas, anatómicas e biológicas estão ligadas a essa capacidade de voar.

Para que consigam voar facilmente as aves têm que ser leves. O seu corpo é aerodinâmico oferecendo pouca resistência ao ar favorecendo o voo. Têm músculos fortes.

A maioria dos ossos são ocos ou esponjosos fazendo com que as aves sejam leves. Muitas aves são capazes de virar completamente a cabeça.

O crânio é formado por ossos completamente soldados. Os dentes desapareceram logo no início da evolução sendo substituídos pelo bico. O bico é um instrumento fundamental, sendo utilizado como mão, para agarrar, como ferramenta, para servir de martelo, pinça, tesoura, gancho, etc.

O esterno é muito desenvolvido e a sua parte central forma uma crista saliente denominada "quilha".

As asas variam muito quer na proporção quer na forma, consoante o tipo de ave.

Os músculos responsáveis pelos movimentos das asas são os mais desenvolvidos. Nas fragatas os três músculos peitorais (responsáveis pelo voo), são 25% do peso do corpo.

As penas são formadas por uma substância proteica denominada "queratina". São compostas por um tubo, o cálamo, zona que está presa à epiderme, um eixo, a ráquis, que se vai estreitando até à ponta do mesmo e o escapo, que é a mais axial. A ráquis leva o estandarte, que é formado de cada lado pelas barbas e pelas bárbulas, sendo estas últimas as verdadeiras unidades anatómicas das penas.

Algumas penas, as rémiges das asas e as rectrizes da cauda têm por função o voo. As restantes penas protegem a ave do meio ambiente. As aves mudam de penas todos os anos.

Aves

As aves desenvolveram vários tipos de voo. Os abutres são capazes de voar sem moverem as asas. Como eles os pelicanos, cegonhas e algumas aves de rapina também são capazes de planar.

Os batimentos das asas é que sustentam e permitem a progressão da ave no ar a maior parte das vezes. A forma de voo está intimamente ligada à forma da asa.

Aves

As aves têm a vista e a audição muito desenvolvidos. Os olhos são de grande importância e a sua posição varia de uma posição lateral até uma posição frontal do crânio. Devido à posição dos olhos e à capacidade de virar a cabeça mais de um semicírculo para cada lado, as aves têm um campo visual mais extenso do que o mamíferos.

Os olhos são enormes, por vezes maiores do que o cérebro. Têm grande capacidade de acomodação ocular, podendo focar rapidamente objectos. Podem servir como telescópio e como lentes de aumento e estão concebidos para ter o máximo de luminosidade. O olho da coruja capta uma quantidade de luz 100 vezes superior à do ser humano.

Os mochos são capazes de localizar a sua presa na obscuridade total servindo-se da audição.

Fonte: aves.do.sapo.pt/

Um comentário:

  1. estou estudando pra minha prova,ja é final do ano e tenho q me esforça o maximo possivel.

    ResponderExcluir

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...