É uma das aves ornamentais mais conhecidas do mundo, chamando atenção principalmente para suas cores profundas e garridas[5]. Graças ao seu tamanho e comportamento razoavelmente dócil tem vindo a ser domesticado. O periquito-de-colar muitas vezes consegue articular algumas palavras, tendo uma voz muito estridente que o diferencia das outras aves.
O periquito costuma ter uma cor verde muito brilhante e uniforme, as patas são cinzentas e o bico é vermelho na parte superior e preto na parte inferior. Os filhotes tem o bico rosa e pálido na ponta.
Quanto às suas dimensões, a ave possui em média quarenta centímetros de comprimento, sendo considerada de tamanho médio, embora tenha uma envergadura de asas que pode chegar aos cinquenta centímetros de uma ponta a outra.
A característica mais marcante dessa ave é o colar que lhe dá o nome. Trata-se de uma linha preta que lhe demarca o pescoço, um circulo que passa pela base do bico (o seu “queixo”) e pela “nuca” da ave. Este colar só aparece nos machos adultos ao atingir a idade reprodutiva. São pássaros resistentes, chegam a atingir até 30 anos de vida e excelentes reprodutores.
Diferenças entre as Subespécies Asiáticas e Africanas
Dentro da espécie Psittacula krameri, há quatro subespécies, sendo que duas são africanas e duas são asiáticas. Entre elas há pequenas diferenças.
O colar das subespécies africanas é notavelmente mais marcante que os das subespécies asiáticas;
Os bicos das subespécies africanas são pequenos e com a ponta preta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Periquito-de-colar#:~:text=%C3%89%20uma%20das,a%20ponta%20p
Nenhum comentário:
Postar um comentário