O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





segunda-feira, 18 de abril de 2022

Outono adaptação e mudança das aves

 


O mês de março, além de ser lembrado pelo período de chuvas intensas, é marcado também pela chegada de uma nova estação. Nessa terça-feira (20/03) começa o equinócio de outono, o que significa que dias e as noites terão a mesma duração. A partir desta data, os dias ficarão mais curtos e o Hemisfério Sul vai esfriar pouco a pouco. Mas o que isso representa?


Para os homens a chegada do outono indica que as chuvas vão diminuir e a temperatura ficará mais amena. Mas no mundo das aves esta estação tem um significado ainda mais relevante.



É neste período que o passaredo passa por um momento importante: o da conclusão da muda de penas. Geralmente as aves realizam pelo menos uma mudança completa da plumagem durante o ano, e esta fase é concluída após o período reprodutivo. É importante ressaltar que algumas espécies podem ter outra muda de partes específicas da plumagem antes do período de reprodução, mas é geralmente no outono que as aves ficam com os trajes “renovados”.

Além disso, o outono indica uma fase de adaptação para os bichos, afinal, os dias mais frios e curtos se aproximam e são indicativos para as espécies começarem a se preparar para o inverno. A floresta, em geral, fica mais quieta, as aves passam a cantar menos. O motivo é simples: elas precisam economizar energia.



Com o fim da temporada reprodutiva nas regiões sudeste e sul do Brasil, espécies como o bigodinho, bem-te-vi-rajado e andorinhão-do-temporal se preparam para migrar para regiões no norte do país. Lá encontrarão clima mais ameno e abundância de alimento.


Outras aves têm pela frente uma jornada muito maior. Para diversas espécies de maçaricos e batuíras, o outono significa que é o momento de abandonar as praias tropicais e voltar para as áreas de reprodução no Hemisfério Norte, onde quem vem surgindo é a primavera.


As aves que não são migratórias encaram os dias mais frios como podem e se resguardam ao máximo, poupando qualquer tipo de esforço. Admiradores da natureza já devem estar notando uma diminuição nas atividades das aves, especialmente no cantar. Mas isso não significa que será difícil avistar ou registrar os pássaros. O encontro com as aves é certeiro, por exemplo, em comedouros e bebedouros. Afinal, a falta de oferta de alimento na natureza faz com que os pássaros aumentem a procura por fontes alternativas de comida.


Uma dica, portanto, é aproveitar o momento para criar o seu próprio comedouro e, assim, admirar as aves no quintal, ou ainda, para se programar e visitar pousadas e locais que já praticam essa atividade e costumam colocar alimento para atrair várias espécies.


https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/outono-indica-fase-de-adaptacao-e-mudanca-para-as-aves.ghtml

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...