O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quarta-feira, 16 de julho de 2025

As aves migratórias e seu meio ambiente

Migração é o movimento direcional de indivíduos de uma determinada espécie que se desloca da área de reprodução para áreas de alimentação e descanso em uma determinada época do ano. Em outro momento, os animais retornam para a sua área de reprodução, repetindo esse ciclo todo ano. Esse fenômeno entre as aves tem como causa a oferta de alimento sazonalmente disponível. A aves que fazem esse deslocamento constantemente, são conhecidas como migratórias.

 Existem sete rotas migratórias no mundo, esses caminhos são conhecidos como "Flyways", e o Brasil é o único país a ter duas delas.

O processo de migração fascina os pesquisadores há séculos. A beleza dos movimentos de grupos de animais, juntamente com o feito de superar barreiras físicas impressionantes, como desertos e montanhas, fez com que a migração fosse alvo de muitos estudos, especialmente em relação às pequenas aves migratórias.

FLYWAYS BRASIL
Duas das mais importantes rotas migratórias de aves (Flyways) das Américas passam pelo Brasil: a central e a atlântica. Durante sua migração, as aves utilizam áreas específicas para descanso e alimentação. Para a efetiva conservação dessas áreas é necessário identificar quais espécies estão presentes naquele ambiente.

O projeto "Flyways Brasil" é uma parceria da SAVE Brasil com o Instituto Neoenergia e visa principalmente monitorar a população de aves limícolas na bacia potiguar do Rio Grande do Norte e, também, engajar atores sociais e a comunidade local na conservação dessas aves e promover a segurança de habitats importantes para elas.






Aves limícolas, apesar de poderem ser encontradas em diversos biomas estão geralmente associadas a zonas úmidas, essencialmente costeiras, como estuários, mangues e lagoas. Muitas dessas espécies são conhecidas pelas suas vastas migrações, em alguns casos desde o Ártico até ao sul dos continentes austrais.

Elas se alimentam de pequenos invertebrados que vivem no "límus" (lodo em latim). Grande parte dessas espécies, que estão distribuídas em 13 famílias da ordem Charadriformes, são migratórias. É dentro desse grupo que se encontram Maçaricos, Batuíras, Quero Queros, Piru Pirus, Pernilongos e Narcejas. Das 47 espécies que ocorrem no Brasil, 13 são residentes, quatro são migrantes do Cone Sul e 30 vem do Hemisfério Norte.


AVES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Segundo a SAVE Brasil, a lista vermelha de espécies ameaçadas em escala global é elaborada pela IUCN ( sigla em inglês para União Internacional para Conservação da Natureza). A lista vermelha divide as espécies em categorias; extinta, extinta na natureza, criticamente ameaçada, em perigo, vulnerável, quase ameaçada, pouco preocupante e deficiente em dado. São consideradas ameaçadas as espécies a partir da categoria vulnerável. O Brasil é o país com o maior número de espécies ameaçadas no mundo, com 173 espécies, globalmente ameaçadas de extinção. A SAVE Brasil vem trabalhando com ações conservacionistas para reverter esse quadro. Até hoje, 65 espécies de aves foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pelos projetos da SAVE Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...