Sozinha sobre o gelo
O continente antártico é completamente desolado: nada de vegetação, praticamente nenhum inseto ou outros animais terrestres. As aves que aí vivem, como os pingüins, têm o mar como fonte de alimento. A pomba da antártida (ou bico em bainha, como também é chamada) é uma ave terrestre, sem pés palmados, que encontra seu alimento na praia: algas, peixes mortos, carniça e mariscos que arranca das pedras. Na época de reprodução dos pinguins, essa pomba lhes rouba os ovos, restos de comida e até excrementos.
É uma ave toda branca, pouco maior que um pombo. Seu bico cônico, enegrecido, tem em torno da base uma capa córnea. Voa muito baixo e é capaz de cobrir longas distâncias, mas nunca voa para fugir: contenta-se em se afastar correndo.
A construção do ninho começa em novembro (é a primavera, na Antártida).
Os ninhos são feitos de algas, conchas e. . . plumas de pingüim. Para alimentar os filhotes, o bico em bainha se apodera da papa de krill (espécie de camarão) que os pingüins levam para seus filhotes. E isso exatamente na hora em que os pequenos pingüins abrem a boca para receber alimento.
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Chionididae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:40 cm
2 a 4 ovos brancos malhados
Período de incubação: 1 mês
Fonte texto e Imagem:
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/pomba_da_antartida.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário