segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Aves migratórias em perigo
As aves migratórias são tidas pela comunidade científica como importantes indicadores da biodiversidade mundial.
Mais ainda, os habitats e ecossistemas saudáveis de que dependem são «importantes indicadores que permitem determinar se a comunidade internacional está verdadeiramente a tentar corrigir o declínio e erosão do património natural do planeta», segundo Achim Steiner, Director Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).
Pois será à comunidade internacional que o alerta lançado pelo PNUA se dirige, por ocasião do Dia Mundial das Aves Migratórias: o número de aves migratórias está a diminuir significativamente em todo o planeta, devido à perda de habitats.
Esta diminuição, causada pelas mudanças ambientais, está a afectar as populações de aves aquáticas e aves canoras que percorrem itinerários entre a África e a Eurásia, segundo comunicado da ONU, citado pelo jornal Público.
Por seu turno, as aves das florestas boreais do Hemisfério Norte que migram do Norte do Canadá para a América do Sul têm sofrido «uma diminuição acentuada, porque estas aves estão a perder os locais de nidificação nas florestas».
O Dia Mundial das Aves Migratórias será assinalado no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, com iniciativas por todo mundo destinadas a alertar a comunidade internacional para a crescente ameaça a que estão sujeitas as aves migratórias e a biodiversidade mundial.
Fonte: Ecosfera (Público)
http://ekonsciencia.blogspot.com.br/2010/05/as-aves-migratorias-sao-tidas-pela.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário