O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





sábado, 30 de junho de 2012

Rituais de acasalamento das aves



A primavera é mais conhecida como a estação das flores, mas, além do colorido e perfumado das flores, outros eventos naturais importantes ocorrem, como os rituais de acasalamento das aves, dentre os quais a vocalização (o canto ou dobrar) é o mais observado ou ouvido.

Bentevizinho Vocalizando e Peitica em exibição
As aves usam a vocalização (canto) para se comunicarem, para delimitar território e, nesta época, para atrair parceiros de acasalamento. Com o canto, muitas aves apresentam também belas coreografias de dança. Essa coreografia (display) é muito comum em aves aquáticas, em que o casal participa da dança (“balé”), realizada comumente pelos machos, como se observa nos canários-da-terra e, principalmente, nos tangarás-dançadores.

Casal de Canários-da-terra

Tangarás-dançadores (dir. para esq.: fêmea e macho)

Casal de Marrecas-pé-vermelho
Vários machos vibrantemente coloridos se reúnem próximos a uma fêmea, de coloração discreta, apresentando, um por vez, repetidamente, uma bela coreografia de dança, seguida de vocalização específica para a ocasião.

Príncipe macho e exibição de Suiriri

Casais de Carcarás e Bicos-grossos

Casais de Marias-faceiras e Andorinhas-pequenas-de-casa

Casal de Gaturamos-rei (fêmea e macho)

Casal de Saíras-preciosas (fêmea e macho)
A maioria das aves da Mata Atlântica apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existe nítida diferença na coloração e no brilho da plumagem. Via de regra, os machos são coloridos e brilhantes e as fêmeas possuem cores discretas e camufladas. Essas características seguem as regras básicas de adaptação para a sobrevivência entre as aves, nas quais os machos coloridos e barulhentos se exibem para atrair as fêmeas, e estas, discretamente vestidas, escolhem seu parceiro e se camuflam no ninho durante a incubação dos ovos, evitando predadores.

Casal de Garuramos-verdadeiros e de Saís-azuis

Casais de Saíras-militares e Marrecas irerês

Casal de Maçaricos-cara-pelada


Casal de Chopins
Assim, conclui-se que, no mundo das aves, os machos se exibem e as fêmeas escolhem. Segundo o conceituado médico Dr. Dráusio Varela, na espécie humana também se repete essa regra, talvez não tão nitidamente, em que os homens (principalmente adolescentes e jovens) se exibem e as mulheres escolhem. Será?






Fernando Maciel Brüggemann (texto e fotos)
Biólogo
http://blog.plazahoteis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...