domingo, 26 de dezembro de 2010
Tourão
(Tunix sylvatica)
Papéis invertidos
Nesta espécie, a fêmea é maior e exibe uma plumagem colorida, enquanto o macho, de cor amarela com manchas brancas, contenta-se com sua "roupa" de camuflagem. Por esse motivo, na época do acasalamento, é a fêmea que atrai o macho e luta por ele contra as outras fêmeas. E é o macho que choca os ovos, no ninho construído no solo, quando sua camuflagem se torna valiosa.
Conhece se mais de uma dúzia de tourões distribuídos em uma larga faixa que vai da África ocidental ao Japão, e igualmente na Austrália, na África do Norte e no sul da Espanha. Há também uma espécie em Madagáscar. São pequenas aves que se parecem com a codorniz. O aspecto roliço do seu corpo é acentuado pela pequenez da cauda praticamente inexistente.
Têm asas redondas e apenas três dedos em cada pé. Vivem escondidas entre as ervas e silvas, sozinhas ou aos pares. Habitam todos os tipos de pradarias e, às vezes, também os brejos. Comem as sementes que encontram ciscando o chão. Durante o acasalamento, a fêmea atrai o macho por meio de danças acompanhadas de verdadeiros "mugidos"; por isso, na Espanha são chama das de "torillos" (tourinhos). Os filhotes saem logo do ninho e seguem o pai na procura de alimentos.
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Turnicidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 10 a 20 cm
4 ovos
Período de incubação: 12 dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário