sexta-feira, 25 de junho de 2010
Coruja: É Bom Saber...
Quando há luz disponível, as corujas usam tanto a visão como a audição para guiar a caçada, mas elas podem capturar um camundongo na completa escuridão, usando apenas a audição para localizar a presa.
A anatomia da região ao redor das aberturas das orelhas das corujas é formada por penas rígidas, chamadas disco facial, que forma uma superfície que dirige muito eficientemente os sons para dentro do canal auditivo como o pavilhão auditivo na orelha dos mamíferos.
Nas corujas, a abertura da orelha direita está dirigida para cima, enquanto que a abertura da orelha esquerda está dirigida para baixo. Este arranjo pode fornecer a base para a discriminação da elevação através das informações de intensidade.A captação de sons pelas corujas se dá em momentos ligeiramente defasados, numa audição estereofônica melhorada que facilita a localização da presa
Repare no disco facial facilmente observado em Tyto alba
Se o disco facial está ausente, uma coruja não é capaz de identificar a elevação das fontes sonoras, embora sua percepção ao longo do eixo horizontal permaneça tão precisa sem o disco facial quanto com ela. Assim, o disco facial deve amplificar a assimetria direcional das orelhas e é essencial para a discriminação das diferenças na elevação entre as fontes sonoras.
Fonte:http://biorapinas.blogspot.com/
: Fisiologia animal - ECKERT - Guanabara Koogan
quinta-feira, 24 de junho de 2010
ALBATROZ
PINGUIM ADÈLIA
terça-feira, 22 de junho de 2010
SKUA GIGANTE
É uma das aves mais características da Antártica.
Possui um bico forte em forma de gancho e plumagem escura.
Estas aves são bastante agressivas e defendem o seu território contra todos os invasores, inclusive o homem, lançando-se em vôo rasante sobre ele.
Possuem uma atração especial por ovos e pequenos filhotes de pinguins.
As skuas vivem em casais e os seus ninhos são covas construídas nos musgos, onde põem de um a dois ovos de um verde cinza-oliva com manchas escuras. Os seus filhotes são de cor castanho acinzentado claro.
Uma característica interessante destas aves é que elas podem migrar para o Ártico, durante o inverno antártico.
Em 1979, uma skua polar, anilhada para estudo, próxima à estação americana Palmer, foi encontrada seis meses depois por esquimós na Gronelândia, tendo percorrido 14 mil quilómetros!
http://aventurapolar.blogspot.com/
Pinguins
Eudyptes chrysolophus
Informações sobre o pinguim Macaroni
Nome: Pinguim- Macaroni
Nome Científico: Eudyptes chrysolophus
Família: Spheniscidae
Grupo: Aves
Classe: Aves
Tamanho: 51-100 cm.
Distribuição geográfica:
A região Subantárctica.
Características físicas:
Tem 70cm de comprimento e pesa em média 5,5 Kg;
Tem um bico grosso e alaranjado;
Possui uma crista dourada caída.
Curiosidades:
Mergulha em profundidade 20 a 80 metros.
Este pinguim distingue-se do pinguim-saltador-da-rocha por as suas duas cristas cor-de-laranja vivo se unirem em frente dos olhos. Todos os anos, em Outubro, regressam aos mesmos locais para nidificarem. Os machos são os primeiros a chegar e preparam os ninhos em buracos nas rochas, que forram com seixos. Com a chegada das fêmeas, formam-se colónias numerosas e activas. Apesar de serem postos 2 ovos, apenas o segundo é incubado. Depois, enquanto o macho guarda o pinto, a fêmea procura comida. Ao fim de 1 mês, os pintos juntam-se, em creches, enquanto os adultos estão no mar. Com cerca de 70 dias de vida estão prontos a aventurar-se nas águas geladas. Estes põe dois ovos, um maior que o outro. Mas apenas o maior dos dois é chocado. Se este for destruído ou roubado por algum animal, os pais possam a se dedicar ao outro ovo, que estava de reserva.
Fonte da Pesquisa
e Imagens
http://aventurapolar.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)