Imagem do: Gramadozoo
Impossível não se encantar com a ararajuba, uma ave simpática, barulhenta e alegre, e é por tudo isso que ela pode ser a mascote da Copa de 2014. O Gramadozoo, em Gramado, apresentou um anteprojeto com 12 justificativas propondo que a ave represente o Brasil na competição.
Com características semelhantes à de uma torcida vibrante, a ararajuba carrega as cores da bandeira brasileira, e vive exclusivamente em solo tupiniquim.
Com a indicação, a equipe do zoológico de Gramado, que possui animais exclusivamente da fauna brasileira, pretende transformar a ave ameaçada de extinção em espécie bandeira para a conservação da biodiversidade nacional. O anteprojeto foi entregue ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que deve encaminhar a proposta a CBF.
Justificativas para a indicação da Ararajuba
- Ave extremamente ameaçada de extinção.
- Possui as cores da bandeira brasileira (verde e amarelo), além das cores do logotipo da Copa de 2014.
- Vive organizada em grupos como as torcidas de futebol.
- Igualmente barulhenta como as torcidas.
- Figura simpática que pode ser transformada com facilidade em personagem.
- Pertence à família de aves mais apreciadas pelo homem por sua beleza e capacidade de repetir a voz humana.
- Quando descoberto, o Brasil foi chamado por muito tempo de Terra dos Papagaios.
- Pode servir como espécie bandeira na conservação da biodiversidade brasileira. A ONU elegeu 2010 como o ano da conservação da biodiversidade mundial e o Brasil possui a maior biodiversidade do mundo.
- É uma indicação do Rio Grande do Sul (não esquecendo que é uma ave do norte do Brasil) passando um conceito de união entre as regiões do país.
- Eleita por unanimidade pela comunidade científica como a ave símbolo do Brasil.
Fonte:gramadozoo.com.br