Choca-listrada chama a atenção pela plumagem, que parece um casaco
Ave é conhecida como choca-lineada, espanta-raposa e xorró. Ocorre em florestas úmidas e em capoeiras adjacentes.
Bordas de florestas úmidas e de montanhas, clareiras, áreas com emaranhados de cipós, capoeiras arbustivas e quintais (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
Ave ocorre em bordas de florestas úmidas e de montanhas, clareiras (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
Choca-listrada (Thamnophilus palliatus) é ave de 17 centímetros que pertence à família Thamnophilidae e chama a atenção pela plumagem diferente.
O rosto e o corpo são listrados em tons branco e preto. As asas e a cauda têm tons castanhos e a íris amarela. As penas em marrom dão a impressão de que o pássaro veste um casaco.
É conhecido por choca-lineada, espanta-raposa, xorró ou apenas choca.
O macho difere da fêmea por apresentar um boné preto na cabeça, enquanto a parceira tem o tom castanho.
Alimenta-se essencialmente de insetos e é encontrada em bordas de florestas úmidas e ainda em capoeiras adjacentes. Geralmente é avistada em casais.
Uma curiosidade sobre a espécie: normalmente, o macho alimenta a fêmea antes da cópula. Constrói o ninho com fibras, hastes e musgos em formato de cestinho aberto. A fêmea põe até dois ovos e os choca durante treze dias. O casal se dedica aos cuidados com a prole.
No Brasil, ocorre no extremo Oeste, do alto Madeira e Guaporé, do rio Tajapós, no Pará, até o Maranhão e ainda da Paraíba ao Rio de Janeiro.