As aves exóticas são caracterizadas por espécies raras que não habitam todas as regiões, com isso, para muita gente elas só se tornam conhecidas através de fotos ou mesmo quando são encontrados em zoológicos ou viveiros diversos, ou então chegando em revoadas espontâneas.
Assim, nem seria preciso dizer que a variedade de espécies é muito grande, mas está dito, e entre tantas espécies existem algumas que correm risco de extinção como acontece com a Arara-Azul, também conhecida por Arara Preta ainda encontrada no Mato Grosso no Pantanal, em Goiás, na Bahia, no Pará e também na divisa do Brasil com a Bolívia.
No ano de 1988 a população era estimada em 2500 aves, mas com a criação de algumas reservas ecológicas este número aumentou para pouco mais de 4000 aves em 2010.
Outra ave é o Pavão que graças a sua carne muito dura, ele é criado não para alimento, mas apenas para fins ornamentais, e entre tantas espécies no Brasil, o mais difícil de ser encontrado é o Pavão do Congo, já o mais conhecido é o Pavão Indiano também conhecido por Pavão Real.
Entre as aves exóticas também está a Calopsita, uma ave muito dócil que pode ser criada como animal de estimação.
Mas enfim, espécies exóticas existem de montão, mas é preciso que a humanidade se conscientize e preserve, pois como já citamos muitas espécies já correm sérios riscos de extinção.
http://www.fashiondicas.net/aves-exoticas-beleza-rara/