sexta-feira, 18 de junho de 2010
Falcão-Sacre
Pela primeira vez em Portugal, a comunidade de observadores de aves foi surpreendida pela ocorrência de um Falcão-sacre. Esta ave, inscrita na lista de espécies ameaçadas de extinção na Europa, foi observada no final de Agosto, nas zonas de Sabugal e de Seia e encontra-se agora nas áreas fronteiriças de Portugal e Espanha. Esta fêmea, de nome Piros, é alvo de um estudo de uma organização húngara e está a ser seguida por satélite. Os seus movimentos podem ser seguidos em directo na internet.
Calcula-se que existam apenas cerca de 900 Falcões-sacre em todo o mundo, pelo que a espécie encontra-se, de acordo com o Anexo 1 da Directiva das Aves, Criticamente Ameaçada. Por esta razão, a espécie encontra-se abrangida por um projecto de conservação LIFE, apoiado pela Birdlife, com o nome Conservation of Saker in the Carpathian Bassin. Foi ao abrigo deste projecto que a Piros foi anilhada e lhe foi colocado um aparelho de telemetria.
Fonte da Pesquisas
http://partemato.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente notícia. Eu que sou daque de Portugal nem em foto tinha visto uma ave como a da foto. ainda bem que há pessoas que se preocupam.
ResponderExcluirSaudações ornitófilas.