quinta-feira, 12 de novembro de 2020

MARIA-CAVALEIRA

 


A maria-cavaleira (Myiarchus ferox) é uma ave comum, mesmo nas áreas urbanas. Discreta, geralmente passa despercebida para a maioria das pessoas. Seu canto é um brííí suave e baixo, uma das melhores maneiras de identificá-la corretamente. É extremamente parecida com o irré (Myiarchus swainsoni) e com a maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus).


Nome em inglês: Short-crested Flycatcher


Família: Tyrannidae


Tamanho:  18 cm


Dimorfismo sexual: não


Alimentação: insetos e outros pequenos artrópodes


Habitat: borda de mata e áreas abertas


Pode ser confundida com: o irré (Myiarchus swainsoni) e com a maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus). A identificação destas espécies é difícil, a melhor forma é através da vocalização.


http://apassarinhologa.com.br/maria-cavaleira-myiarchus-ferox/




CORUJINHA-DO-MATO





Uma coruja muito comum, até mesmo nas cidades. Mais fácil de escutar do que de ver, pois é ativa no período noturno. Alimenta-se principalmente de insetos. Pode ser encontrada em todo o Brasil.




http://apassarinhologa.com.br/corujinha-do-mato-megascops-choliba/

ANDORINHA-DO-RIO (TACHYCINETA ALBIVENTER)



 A andorinha-do-rio ou andorinha-ribeirinha (Tachycineta albiventer) recebe esse nome pois vive sempre perto da água. A mancha branca na asa é sua característica mais marcante, porém pode encontrar-se apagada devido ao desgaste natural das penas. É encontrada em grande parte da América do Sul e em todo o Brasil.


Nome em inglês: White-winged Swallow


Família: Hirundinidae


Tamanho: 13,5 cm


Dimorfismo sexual: não


Alimentação: insetos


Habitat: próxima de rios, lagos e outros corpos d’água


Pode ser confundida com: a andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa) e a andorinha-pequena-de-casa (Pygochelidon cyanoleuca). A andorinha-do-rio é a única com uma mancha branca na asa.