quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Aves Ornamentais
Características Naturais
Ave Ornamental é toda aquela destinada ao ornamento de jardins de casas, chácaras, fazendas e parques. Normalmente, são aves de porte grande, vistosas pelas suas plumas coloridas e de baixa interação com as pessoas.
Espécies
No Brasil, pode-se encontrar mais de 100 espécies distintas de Aves Ornamentais. Trata-se de uma enorme variedade de tamanhos, cores e comportamentos. Dentre as principais famílias consideradas parte deste grupo estão os Faisões, Pavões, Mutuns, Marrecos, Cisnes e Gansos.
Compatibilidade entre Aves Ornamentais
Sociáveis, porém territorialistas, aves de uma mesma espécie e/ou tamanho poderão viver pacificamente, em viveiros normalmente, desde que haja espaço suficiente para todo o grupo.
Manejo
Fáceis de serem mantidas, não necessitam de contato físico com o ser humano. Poderão se acostumar a viver em torno das pessoas se apresentando calmas e tranqüilas. Muitas espécies são fiéis ao espaço de convívio, permanecendo no mesmo local onde foram acostumadas, mesmo quando soltas.
Biologia
Nomes Vulgares deste grupo: Marrecos, Cisnes, Gansos, Faisões, Pavões, Mutuns
Origem: devido à grande variedade de espécies neste grupo, pode-se encontrar aves ornamentais pelo mundo todo, em regiões tropicais, áridas, desérticas, pântanos e muitas outras.
Tamanho: desde os pequenos Marrequinhos de 25cm até Cisnes e Faisões que atingem 110 cm.
Peso : 200 a 4000g
Hábitos: diurno
Consumo de comida: 5 a 10% de seu peso por dia.
Consumo de água: 5 a 30% de seu peso em ml por dia
Ciclo de reprodução: durante a Primavera e Verão
Número de posturas por ano: 1 a 3, podendo chegar até 6 posturas.
Maturidade sexual: a partir de 1 ano.
Período de incubação dos ovos : 30 dias.
Filhotes por postura : quanto menor, mais ovos.
Independência dos filhotes : quanto menores, mais rápida é a independência.
Expectativa de vida : em média 10 anos. Cisnes poderão chegar a até 100 anos.
Acomodação
Em viveiros amplos ou soltos no jardim, com comida e água abundante.
Alimentação
Ração específica para Aves Ornamentais, legumes e verduras frescas.
Veja algumas imagens:
http://www.amazonzoo.com.br/aves_ornamentais.shtm
domingo, 11 de setembro de 2011
Curiosidades *Aves diversas
*Mais de 3,5 milhões de pássaros morrem todos os anos ao chocarem contra janelas. - O pássaro azul africano não tem pénisPor que é que a galinha do bosque constrói montículos?
*A galinha do bosque de eucaliptos australiana constrói um montículo para que os ovos possam encubar. O macho faz um enorme montículo com folhas mortas, areia e terra, e a fêmea põe lá os ovos. Quando as folhas apodrecem produzem calor, conservando os ovos quentes e permitindo que eles incubem.
*A mímica mais fantásticaA felosa – palustre é o campeão do mundo em mímica, na família das aves. Pode imitar os cantos de cerca de 76 espécies.
A maior energiaO *andorinhão – preto é a ave que passa mais tempo no ar.Dorme, come e bebe em voo, durante quase 3 anos, a altitudes até 2000 m.
Os ovos mais variados
O airo comum possui os ovos de cores e padrões mais variados, o que permite aos pais reconhecerem os seus próprios ovos nas saliências penhascosas atravancadas onde nidificam.
!-
Um pássaro da orla marítima chamado Fulmar é capaz de cuspir um óleo amarelo e fedorento contra os intrusos no seu ninho. Este pássaro tem uma pontaria fenomenal até cerca de 1,5 metros do intruso.
Os Fulmares até cheiram tão mal como o óleo que cospem. Os ovos de um Fulmar que se encontram num museu à mais de 100 anos, ainda contêm o seu cheiro. Os Fulmares vivem no Árctico, Inglaterra, Califórnia e no Japão.
http://realturma6f.blogspot.com/
CURIOSIDADES *Migração
Por que é que algumas aves migram?
Dizemos que as aves migram quando elas abandonam uma região e voam para outra. Podem migrar porque um lugar se tornou muito frio para elas, ou por já não haver comida suficiente. Quando as estações mudam e há mais comida, as aves regressam á sua primeira casa.