quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Goraz (Nycticorax nycticorax L.)
Goraz (Nycticorax nycticorax L.)
Outras designações (no Brasil): Savacu, socó-dorminhoco, arapapá-de-bico-comprido, dorme-dorme, dorminhoco, garça-cinzenta, garça-dorminhoca, guacuru, sabacu, savacu-de-coroa, socó, taiaçu, tajacu, taquari e taquiri;
Família: Ardeidae;
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante", segundo a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). No entanto, em Portugal, a espécie encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de "Em Perigo";
Designação noutros idiomas: Black-crowned Night Heron; Night Heron (inglês); Bihoreau gris; Héron bihoreau (francês); Garza nocturna coroninegra; Guaco; Huaco; Martinete común; Garza bruja; Cuaco; Pedrete corona negra; Pedrete gris (espanhol).
http://aves-birds-oiseaux.blogspot.com/2010/08/goraz-nycticorax-nycticorax.html
Corvo-marinho-de-faces-brancas
Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo L.)
Família: Phalacrocoracidae;
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante";
Designação noutros idiomas: Great Cormorant (Inglês); Grand Cormoran (Francês); Cormorán grande (Espanhol).
Texto e Imagem
http://aves-birds-oiseaux.blogspot.com/2010/07/corvo-marinho-de-faces-brancas.html
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Estorninho-preto (Sturnus unicolor Temminck)
Gaio (Garrulus glandarius)
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Aves de arribação.Pintassilgos
Os pintassilgos (Carduelis carduelis), no Inverno formam bandos e procuram alimento em locais onde crescem plantas conhecidas vulgarmente por cardos (género Carduus e Cirsium). Estas plantas são de varias espécies, caracterizadas por possuirem espinhos, inflorescência em capítulo ou umbela. Encontram-se em terrenos incultos nas bermas das estradas. As distancias que percorrem podem atingir varias centenas de quilómetros. As faixas ou corredores onde transitam estas aves são designadas "zonas de passagem". Muitas situam-se paralelas a costa marítima, onde abundam plantas com sementes. Infelizmente com o aumento da construção estes terrenos são ocupados reduzindo ou eliminando estas zonas de passagem.
Em Outubro e Novembro, muitos pintassilgos originários das Ilhas Britânicas migram para a Península Ibérica e passam aqui o Inverno, regressando em Fevereiro e Março. Algumas destas aves chegam ao Norte de África, atravessando o estreito de Gibraltar.
Na Península Ibérica durante esta época e em algumas regiões é legalmente permitida a captura de algumas espécies do género Carduelis. Esta pratica ancestral proibida em Portugal e em certas zonas Autonómicas Espanholas, continua a ser feita tradicionalmente para obter machos para o canto ou para cruzar com canárias e obter os travessos designação portuguesa, ou mixtos na língua castelhana. Deste cruzamento obtem-se aves mais resistentes que os pintassilgos e o canto dos machos é muito apreciado.
Fonte Web Imagem do google